Em primeiro lugar, vamos começar a identificar o que não deu certo para depois aprimorarmos as estratégias, mas é preciso conhecimento e crítica para abandonar definitivamente aquilo que não deu certo, combinado? Após identificá-lo, observe a lista, não existe uma ordem do que é mais grave, mas é preciso abordar cada ponto com crítica para você ter um resultado real.
Vamos à lista
1º erro
Esse está em número um e não é à toa, tudo começa com investimento e é onde sua empresa precisa se embasar. Antes de começar a pensar nas estratégias, é preciso analisar onde e como foi investido dinheiro, como foi o retorno em cada estratégia. Após fazer esta análise vamos ao erro mais comum que as empresas realizam, insistir em investir no que não traz resultado. Se não está dando certo mude seus investimentos e mude suas estratégias, não fique preso no que está dando errado.
2º erro
Se seu conteúdo não engaja com seu público não adianta manter o tipo, diversifique e busque encontrar o melhor modelo para sua empresa. É necessário manter um conteúdo ativo. Existem muitas possibilidades e formatos diferentes, um deles vai ajudar a alavancar sua marca.
3º erro
Se sua empresa não investiu em estratégias a longo prazo este erro pode custar caro. As campanhas de ativação são superimportantes, mas não mantém uma saúde financeira a longo prazo, é preciso parar de insistir nesse erro e já adicionar estratégias de longo prazo no seu plano.
4º erro
Se sua empresa ainda não está construindo uma presença nas redes sociais está cometendo um grande erro. Mesmo para o mercado B2B as empresas estão cada vez mais envolvidas com Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, por isso comece a usá-las e veja em qual o seu público-alvo está mais ativo e procurando por suas soluções. As pessoas estão cada vez mais conectadas, no B2B não difere, portanto, construa seu diferencial pela rede social.
5º erro
Grande parte das empresas acredita que seu site está ótimo e que não precisa ser atualizado, bem isso pode até ser verdade, mas estamos cada vez mais evoluindo para utilizando de mobile e se seu site não é otimizado para um pensamento mobile first este é um dos erros que faz com que sua empresa esteja perdendo possíveis negócios. Portanto, mesmo para o mercado B2B não deixe de atualizar sua plataforma, ela é sua cara na internet e precisa responder rápido e ser eficiente.
6º erro
Não usar anúncios no Google, Facebook e LinkedIn é um erro que muitas empresas no mercado B2B cometem por pensar que não trarão resultados. Mas da mesma forma, é preciso construir uma presença orgânica. Estar nas plataformas com anúncios é importante para alcançar quem não conhece sua marca, portanto, se não usa a publicidade digital comece a fazer um pouco em cada plataforma e veja qual a melhor para sua empresa.
7º erro
Ignorar comentários e feedbacks nos canais digitais é um erro que não só atrapalha sua reputação como também atrasa outros setores da empresa. Seu público é quem pode falar melhor sobre seus produtos ou serviços e se está ignorando-o também está ignorando seu potencial de crescimento. Por isso sempre dê ouvidos e busque ajudá-los a sanar problemas e dúvidas.
8º erro
Não seja repetitivo nas redes sociais, cada uma tem suas características e suas peculiaridades, assim usar o mesmo conteúdo em todas as redes fazem com que ele não engaje o seu público e não agregue nada em suas estratégias. Portanto, aprenda mais sobre os canais e saiba usá-los a seu favor.
9º erro
Não estabelecer metas, parece uma coisa simples e fácil, mas muitas empresas não traçam metas para suas estratégias de Marketing Digital e assim não tem como se apoiar nos números para saber o que está dando certo e o que não está. É possível montar as estratégias sem ter metas, mas é como um barco sem rumo, pode chegar a algum lugar, mas pode ser onde você não deseja.
10º erro
Não procurar especialistas para ajudar a sua empresa. Bem, este erro pode ser o que faz com que sua empresa cometa todos os outros. Sem ajuda para organizar e montar suas estratégias é mais fácil errar, por isso busque por quem entenda do mercado B2B.
Fonte: segs.com.br