Gostaria de começar este texto colocando o nosso modelo atual de comércio em Xeque-mate, isto mesmo, as estratégias que praticamos para vender nossos produtos e serviços estão perdendo a eficácia.
A sua empresa precisar olhar para este novo mercado como uma oportunidade e não como uma barreira. A empresa que não se adequar a este novo mercado tem grandes chances de não estar mais funcionando em poucos anos, e olhe que nem estou levando em consideração as dificuldades de ter um negócio em um país com falta de condições reais de empreender sendo ainda mais difícil para quem atua no pequeno e médio comércio.
Estou falando das mudanças de hábitos de consumo e de uma nova maneira de consumir, os consumidores estão mudando e a sua empresa está?
Esta na hora das nossas empresas começarem a reavaliar seus métodos e entender que os novos costumes de consumo estão aí para ficar! E a importância de‘’REEMPREENDER” (empreender de novo) os nossos negócios é muito grande, alguns terão que refazer quase do zero, isto mesmo, não falo das estruturas físicas e sim dos conceitos e do modo de como estamos fazemos as coisas.
Assistindo essas mudanças pelo meu dia a dia e para brindar a chegada de 2015, queria aproveitar este momento de reflexão de todos para deixar aqui algumas dicas importantes para começar a lidar com esta nova era do consumo.
Dica 01 – Sair para Vender! A primeira dica é simplesmente para te incentivar a tirar o seu negócio da venda passiva, ou seja já não adianta mais simplesmente abrir seu comércio pela manhã e esperar seu cliente vir até a loja. Você deve ser mais ativo comercialmente, escolha os horários de menos movimento e incentive os seus vendedores a ligar, enviar e-mails ou até mesmo usar o Whatsapp! O que não pode é ficar parado! Mas atenção, não adianta falar uma vez, ou duas. O vendedor tem que ser estimulado sempre, tem que criar uma rotina para estes novos hábitos, falar uma vez com vendedor não funciona, estimule sempre com reuniões semanais.
Dica 02 – Reuniões breves e objetivas semanais! As pessoas precisam de um ponto de controle, de um momento para conversar sobre metas, falar de problemas dos produtos e de clientes. É um ótimo momento também para os fornecedores treinarem sua equipe sobre seus produtos, ofereça a eles este tempo, 30 minutos é suficiente.
Esta dica é muito importante, muitos varejistas tem a sensação que estes pequenos treinamentos são perda de tempo. O varejista a moda antiga tem a sensação que quando não está na loja vendendo, está perdendo tempo e dinheiro.
Cuidado: Perder tempo hoje é não treinar equipe e não mantê-la apta a atender bem seus clientes.
Dica 03 – Comprar bem para vender melhor! Aprendemos que para o comércio ter sucesso temos que comprar muito bem dos nossos fornecedores, negociar ao extremo e se possível pagar à vista, Esta dica ainda é válida! Mas o que tem acontecido é que estamos comprando coisas que achamos que nos darão ótimas margens de lucro mas estes produtos chegam a ficar meses na loja simplesmente porque os consumidores não querem comprar.
Nos dias de hoje você não pode comprar apenas pelo lucro, você tem que comprar produtos para atender as necessidades das pessoas, não encha sua loja de mercadoria para que as futuras remarcações tire o lucro e atrapalhe os resultados da sua empresa.
Dica 04 – Estar presente! Você como consumidor com certeza utiliza o seu smartphone para pesquisar produtos, comprar e se relacionar com marcas e pessoas, não é? Mas me conta, se você usa e o seu telefone como consumidor porque ainda tem tanta resistência em investir de verdade em uma presença digital para o seu negócio! O consumidor está online e temos muita tecnologia disponível, isto é fato! Você não tem mais a desculpa de estar em uma pequena cidade ou que seu produto não vende pela rede digital essas limitações geográficas não existem mais. Se tem internet, acredite, você pode vender para qualquer lugar do mundo! É só querer!
Comece cadastrando seu negócio no Google, ele sempre privilegia empresas locais em buscas, é muito fácil fazer isto. As redes sociais também são ótimas para os negócios mas use para conversar com seu consumidor, levar novidades, convidar para lançamentos e lembre-se estas redes são feitas para relacionar, e não vender. Quer ir mais longe e vender pela internet? Oriento sempre a procurar um consultor especializado em e-commerce, ele vai minimizar erros, reduzir tempos e viabilizar melhor seu negócio, não se aventure escolhendo qualquer ferramenta de vendas online, conheça bem antes de investir!
Dica 05 – Expansão dos negócios! Muitos empresários acreditam que expandir seu negócio é aumentar o número de lojas, fazer isto sem ter a empresa bem escrita com certeza é aumentar os problemas. No meu conceito, para expandir uma empresa não precisa, necessariamente ser pelo número de lojas, você pode diversificar os canais de atendimento, criar nichos diferentes para pessoa jurídica e física, separar vendas por maiores volumes, licitações, clientes especiais etc. E transformar um simples ponto de venda em vários segmentos.
Crescer uma empresa é aumentar lucros e não aumentar problemas!
Dica 06 – Vender mais que produtos! Não adianta apenas vender produtos, os clientes querem ser atendidos por completo, tente agregar serviços a seu negócio, como por exemplo, entregas com hora marcada, treinamento para produtos especiais, demonstração de produtos a domicílio!
Se atente aos pequenos detalhes e o seu negócio ficará imbatível com a soma deles.
Dica 07 – Personalizar o seu atendimento! Procure conhecer melhor seu cliente, saber o que ele gosta, o que ele se interessa. O cliente não gosta de receber mensagens de produtos que não lhe interessa ou que não tenha nada a haver com ele. Para começar esta dica basta que saiba o nome dele. depois entenda seu gosto e vontades, demonstre interesse por ele, tem uma frase que sempre uso: Se você se interessa pelo seu cliente, naturalmente ele se interessará por você.
Dica 08 – Vá para a linha de frente! Vá para o balcão e converse com seus clientes! Quando começamos o nosso negócio estamos sempre em contato com nosso cliente, mas aí as coisas se desenvolvem, crescemos um pouco e temos que ir para atrás de uma mesa administrar, certo? Pois é, tire um tempo e vá para o balcão conversar com as pessoas, e esteja pronto a ouvir críticas, e quando ouvir, não fique justificando, anote todas, e use na sua reunião semanal com a equipe. A crítica ensina mais que um elogio.
Dica 09 – Inove no jeito de comunicar! Sim a propaganda ainda é muito importante, mas não adianta divulgar a sua empresa e não estar pronto para atender o seu cliente, se atender mal, sua propaganda de nada valeu. Estude novos caminhos, use o facebook, o Google, experimente novos formatos, acredite o cliente não aguenta mais receber folhetins em casa. estes novos formatos estão dando muito certo, inclusive no interior. Procure os especialistas,e se não achar, o youtube está cheio de vídeos que orientam como fazer.
Saiam da caixa, faça diferente!
Dica 10 – Escreva sua Empresa! O primeiro grande passo para colocar os itens acima em prática e escrevendo seu negócio, as pessoas que trabalham com você, não podem adivinhar o que pode e o que não pode fazer, o bom senso ainda não é comum no varejo, tenha um regimento interno, ele é um norte para as pessoas conduzirem bem sua empresa quando você não esta perto dela.
Dica 11 – Reinvente, Empreenda de novo sempre! Esta é a dica mais importante, o seu negócio precisa ser reinventado todos os dias, este é o segredo da permanência. Reempreenda.
Por Fred Rocha, co-fundador de uma das principais plataformas de e-commerce do país, a Jet E-commerce. Fred é Diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Estudou Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros – MG. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto – SP. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas
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