Se você já acessou a internet a fim de comprar ingressos para algum festival de música, fazer a pré-inscrição no vestibular ou mesmo para participar de um sorteio, provavelmente já se deparou com um hotsite.
Hotsite? Sim! Conforme o nome em inglês já indica, hotsite é um site quente, que, dentro de uma estratégia de marketing pontual, é feito para ficar pouco tempo no ar, mas o suficiente para causar grande impacto sobre o público-alvo.
A ideia ainda não ficou suficientemente clara? Pois então continue lendo nosso post de hoje e entenda qual é a melhor hora de lançar um hotsite que seja realmente hot:
Promover eventos ou lançar produtos
Apesar de contarem com a mesma estrutura de um portal — a começar pelo wireframe, passando pela home, páginas internas, formulários, programação, entre outros elementos —, os hotsites apresentam conteúdo bem mais objetivo, além de serem mais interativos e dinâmicos. Isso tudo justamente para cumprirem a meta de transmitir uma informação rápida e clara para o público-alvo acerca de eventos com prazo determinado para ocorrerem, bem como produtos que acabam de ser lançados.
Um exemplo? Sua banda preferida anuncia uma grande turnê no Brasil, mas seu site oficial, além de estar em inglês, não traz informações específicas sobre os preços dos ingressos, as datas disponíveis e os locais dos shows por aqui. Se seus ídolos forem bem assessorados pela equipe de marketing, disponibilizarão um link para o hotsite da turnê brasileira, alcançando quem estiver em busca de ingressos.
Aliviar o tráfego em portais ou site oficiais
Os hotsites geralmente são ótimas soluções encontradas por empresas e instituições na hora de divulgar um grande volume de informações que interessa a um público específico em um curto intervalo de tempo — como resultado de provas, gabaritos e restituição do imposto de renda, por exemplo.
Por meio de um anúncio em formato splash, a homepage dessas instituições pode automaticamente redirecionar o tráfego mais pesado para o hotsite, impedindo que a página oficial entre em colapso e saia do ar em função do elevadíssimo número de acessos simultâneos.
Bombar a estratégia de inbound marketing
Como a estratégia inbound marketing exige planejamento para a montagem de suas engrenagens, demanda um pouco mais de tempo até que as personas percorram os devidos ciclos e comecem a se transformar em leads qualificados. Nessa estratégia, as primeiras vendas nem sempre acontecem em um prazo desejável por clientes apressados, por isso, nesse caso, o hotsite atua como um anabolizante do inbound, fazendo com que os leads apareçam mais rápido e em grande quantidade.
Imagine um blog de faculdade que já implementou o inbound. Em dado momento, essa instituição de ensino pode apresentar a demanda de uma larga campanha de captação para inscrições em seu vestibular. Nesse caso não será viável, devido ao curto espaço de tempo, esperar que um grande número leads surja exclusivamente por meio de acessos ao blog. Nessa hora, usar um atraente hotsite para divulgar o evento e angariar inscrições pode ser a solução mais adequada para atender às expectativas do cliente.
Quando bem aplicado, o hotsite se transforma em uma estratégia super poderosa de marketing digital. No entanto, é preciso que essa ferramenta tenha, acima de tudo, um grande apelo visual, mantendo-se dentro dos moldes do design responsivo e de última geração, além de, claro, oferecer serviços que atendam às demandas do público-alvo e satisfaçam, assim, a empresa que divulga ali seu serviço ou produto. Tudo isso sem deixar a campanha esfriar — afinal, em se tratando de hotsite, quanto mais quente, melhor!
Fonte: flammo.com.br