Permanecer no famoso “mais do mesmo” já não adianta. Esperar que apenas a publicidade tradicional atraia os consumidores, tampouco. Muito menos ignorar o fato de que a internet mudou a forma como nos relacionamos, comunicamos e tomamos nossas decisões de compra.

Se, por um lado, você possui concorrentes capazes de oferecer ao mercado o mesmo padrão de qualidade dos seus produtos e serviços, por outro os consumidores exigem que as empresas se diferenciem cada vez mais, e se comuniquem com seus públicos de forma ágil e personalizada.

Sem dúvida, o cenário é desafiador. As empresas buscam constantemente por soluções que aumentem a visibilidade de suas marcas e que comuniquem seus diferenciais de forma clara, assertiva e alinhada aos objetivos de negócios da organização.

Diante disso, um dos pilares de atuação mais importantes para fortalecer a marca no ambiente interno e externo é a comunicação institucional. E é sobre isso que falaremos hoje. Neste post, reunimos 5 dicas para que você tenha sucesso no planejamento e execução da comunicação de sua empresa. Confira!

O que é comunicação institucional?

Em primeiro lugar, antes de entrarmos no mérito dos passos mais importantes para realizar uma comunicação institucional de sucesso, é importante entendermos o que, de fato, quer dizer esse conceito.

Basicamente, a comunicação institucional tem o objetivo de intermediar o relacionamento de uma organização com todos os seus públicos (funcionários, clientes, parceiros, órgãos de classe, imprensa, autoridades etc.).

De modo, assim, a garantir que todos eles tenham percepções semelhantes sobre as características e diferenciais da empresa, construindo uma reputação e uma imagem consistentes e homogêneas.

Logo, é por meio dela que se realiza o planejamento de toda a comunicação da companhia, a definição das políticas, dos objetivos para os públicos interno e externo, o desenvolvimento de projetos para diferentes mídias, a realização de eventos, gerenciamento de crise de imagem, pesquisas de marca, de produtos e de clima interno — entre outras ações.

Você pode notar que é grande e variado o leque de possibilidades sob o guarda-chuva da comunicação institucional. E, sem ela, as empresas não se posicionam no mercado, não atraem o público-alvo e não conseguem otimizar seus resultados de negócios.

Como garantir uma comunicação institucional de sucesso?

Agora, compreendida a importância e a abrangência da comunicação institucional, alguns passos são essenciais para que a empresa em que você atua desenvolva uma estratégia que verdadeiramente colabore com os objetivos e metas traçados para o negócio.

Vejamos quais são eles:

1. Saiba a missão, a visão e os valores de sua empresa

É impossível comunicar os diferenciais da empresa para os públicos interno e externo se a própria organização não possuir o conhecimento claro sobre eles.

Então, o primeiro passo essencial para realizar uma comunicação institucional de sucesso é desenvolvendo — em um processo alinhado com a alta gestão — os pilares que definem o posicionamento da empresa no mercado:

  • sua missão, o propósito que justifica a existência da empresa no mercado;
  • os valores que sustentam sua atuação no mercado;
  • sua visão de futuro para o negócio e para o setor em que atua.

Esses três pilares servirão de alicerces para que a empresa defina o tom de sua comunicação com os colaboradores e com o mercado. Bem como as mensagens-chave a transmitir e os canais mais adequados para se comunicar com cada público.

2. Conheça o público com quem precisa se comunicar

Quando direcionada ao público certo, a comunicação institucional atingirá excelentes resultados, transmitida pelas mídias mais adequadas e com linguagem adaptada para cada persona a ser impactada.

Também, é preciso investir recursos financeiros e humanos para manter um banco de dados atualizado sobre o comportamento e preferência dos clientes e colaboradores. E assim, a partir do perfil desses públicos, realizar comunicações segmentadas interessantes e que gerem as respostas esperadas.

3. Faça um planejamento para o ano todo

O planejamento estratégico de comunicação institucional deve ser feito no fim do ano anterior, alinhado aos objetivos estratégicos da empresa como um todo. E abarcando tudo o que for possível prever, como demandas de comunicação — tanto para o público interno como para o externo.

Essa antecipação permite a melhor gestão das atividades do dia a dia e a realização de ações alinhadas entre si, fazendo com que umas reforcem as outras e promovam uma presença consistente da marca no mercado.

 

4. Tenha foco no relacionamento com seus públicos

A percepção que os consumidores possuem sobre as marcas não é formada apenas pelas ações de comunicação que as empresas realizam nas mídias diversas, mas também pela forma como as organizações tratam as pessoas.

Então, para fortalecer as ações de comunicação institucional, é importante desenvolver um plano consistente de ações de relacionamento com clientes, seguidores nas redes sociais e colaboradores.

Além disso, estabeleça uma rotina para responder aos contatos recebidos em todos os canais, e promova uma boa experiência dos públicos com a marca.

5. Promova a satisfação e engajamento do público interno

Um capital humano engajado nos objetivos da empresa, motivado a trabalhar da melhor forma possível e satisfeito com o reconhecimento recebido é o maior diferencial que uma empresa pode ter frente a seus concorrentes.

Portanto, enxergue nos colaboradores um dos pilares mais importantes da comunicação institucional de sucesso. Foque esforços para manter o público interno bem informado, alinhado com as metas da empresa e orgulhoso com o papel que desempenha no todo.

 

Fonte: blog.teclogica.com.br