O marketing digital é um mercado extremamente dinâmico e que muda constantemente. Sendo assim, os próximos anos serão muito interessantes para profissionais e empresas, conforme a tecnologia evolui e as organizações adotam novas estratégias de marketing.
No entanto, o atendimento oferecido pelas imobiliárias, assim como a geração de conteúdo de valor se torna um verdadeiro diferencial para que as pessoas escolham aquela empresa dentre tantas outras no mercado.
Portanto, em 2022, o conteúdo gerado por máquinas junto com o toque humano, será uma estratégia muito valiosa. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje e veja 5 tendências de marketing digital para 2022.
1. Chatbots
É fato que os chatbots não são novos no mundo tecnológico e já existem há algum tempo. No entanto, eles nunca fizeram parte de nosso dia a dia, pelo menos não como hoje.
É inegável que nos últimos anos eles vêm ganhando cada vez mais popularidade, sendo encontrados nos mais variados setores, como atendimento ao cliente, bancos, educação e saúde. Isso acontece porque a cada dia que passa eles se tornam mais inteligentes, acumulando informações relevantes para o usuário.
Os chatbots permitem que as pessoas interajam com as marcas sem qualquer envolvimento humano. Portanto, agora é possível ter todas as dúvidas respondidas pelas organizações sem precisar falar com alguém no telefone ou esperar na fila de uma loja.
Ao contrário do que se pode pensar, o futuro não irá abranger apenas máquinas ou robôs, mas sim um toque humano indispensável. Isso irá fortalecer ainda mais a conexão entre empresas e consumidores.
Por exemplo, no marketing imobiliário, existem softwares que permitem os clientes conhecerem o imóvel, seja uma casa,apartamento, terreno ou até uma sala comercial.
2. Otimização de e-commerce
A otimização do comércio eletrônico nada mais é do que o processo de melhorar a experiência de clientes em potencial e assim gerar conversões e taxas positivas. Inclusive, é estimado que ao otimizar seu site, é possível ter um aumento nas vendas de até 33%.
Para isso, é necessário analisar seu site e descobrir onde ele está falhando, identificando o que pode ser otimizado para que você realize as alterações necessárias. Portanto, avalie como o público navega pelo site, quanto tempo leva, onde clica ao visitar diferentes seções, entre outros.
Algumas das principais maneiras de otimizar seu e-commerce é por meio de pesquisa de palavras-chave, otimizar a página do produto, a página da categoria e gerar conteúdo promocional em toda a loja por meio de e-mail marketing, por exemplo.
3. IA em marketing
Como já falamos, a Inteligência Artificial contribui diariamente para o marketing digital e diversas novas ferramentas impulsionadas por ela estão surgindo. Elas oferecem total suporte e orientam a empresa em toda a criação a definição de metas e execução da campanha. As ferramentas abrangem desde a seleção da estratégia de segmentação adequada até a coleta de insights sobre o desempenho da campanha em tempo real.
Vale ressaltar que o principal objetivo da IA em marketing é automatizar processos que eram feitos manualmente. Dessa forma, é possível economizar o tempo dos profissionais da área para que assim possam se concentrar em tarefas mais importantes, como por exemplo desenvolvimento e a execução da estratégia em si.
4. Marketing conectado em rede
Essa é a tendência de utilizar vários canais de marketing para promover um produto e assim garantir melhor experiência ao cliente. Empresas que utilizam essa alternativa reúnem dados, análises e insights para criar melhores experiências para o cliente em suas campanhas de marketing. Ou seja, utilizam e-mail, redes sociais e outros canais digitais para se comunicarem com os clientes e oferecer os produtos que desejam em diferentes momentos. Além disso, também utilizam novas tecnologias como realidade aumentada e virtual para permitir uma experiência mais interativa aos clientes.
5. Marketing de conteúdo continua sendo o rei
Por fim, mas não menos importante, precisamos ressaltar a importância do marketing de conteúdo, mostrando que será mais relevante do que nunca dentro do marketing digital. As empresas investem cada vez mais na produção de conteúdo e canais de distribuição, sendo que a quantidade de consumo só aumenta.
Essa estratégia permite as organizações interagirem com seus clientes em um nível pessoal, sem ser publicitário ou agressivo. Além disso, também fornece uma maneira de compartilhar seus conhecimentos, construindo um relacionamento de confiança e assim educando os consumidores em potencial sobre seus produtos e serviços.
Além disso, os usuários podem dar feedbacks e ideias para a empresa, sendo de extrema importância para áreas como atendimento ao cliente, experiência do usuário e marketing de mídia social.
Então, agora que você sabe quais são as 5 tendências de marketing digital para 2022 já pode começar a criar estratégias em sua organização.
Lembre-se que estar dentro do mundo digital não basta, sendo necessário estudar o mercado e buscar constantemente novas formas para se diferenciar. Afinal, como falamos, esse segmento muda a todo o tempo e é preciso estar atento para não ficar para trás.
Fonte: oportaln10.com.br