Mês de julho é o período de férias escolares e, para quem está se preparando para os vestibulares do final do ano, é uma grande chance de aproveitar o tempo livre das salas de aula para se dedicar ainda mais. Mesmo sendo o período para descanso da rotina das aulas, é importante não perder o ritmo de estudo e usar os dias afastados da escola para focar 100% nos estudos para as provas de seleção.
Segundo o professor Pedro Rogério, do Curso Genius, em Curitiba, usar as semanas sem as aulas regulares é uma boa chance para os alunos que pretendem prestar os exames de seleção no final do ano. “Sem a correria de provas e atividades escolares, o aluno pode se dedicar aos conteúdos que tem mais dificuldade e concentrar seus estudos nessas matérias, tirando dúvidas e praticando mais exercícios”, analisa o professor. Para ele, é necessário o descanso nas férias, mas sem sair totalmente do ritmo. “Claro que o aluno deve se divertir nas férias e descansar – até faz muito bem para a concentração e o desempenho dele estar bem, estar sem estresse – mas sair completamente da rotina, além de desperdiçar um tempo precioso para a preparação, ainda vai prejudicá-lo quando as aulas retornarem, pois ele terá que se adaptar aos horários e ao ritmo de aulas novamente”, alerta Pedro.
Para garantir uma boa preparação, sem deixar de lado o descanso e o lazer, as dicas são moderação e planejamento. “Pontue o que é necessário estudar mais, quais são as principais dúvidas ou dificuldades e foque nisso. Aproveite para descansar, mas estipule uma rotina de horários para acordar, estudar, se alimentar bem e relaxar. Dentro desse planejamento é possível incluir passeios e pausas para descanso”, explica o professor.
Quem vai acompanhar a família em viagens de férias, vai precisar de dedicação extra para conciliar lazer e estudos. “Se o tempo será mais curto para estudar nas férias, faça anotações das matérias a serem estudadas, use resumos, ou até alguns aplicativos de celular gratuitos com dicas básicas de gramática, por exemplo. Essas estratégias ajudam a não perder o ritmo dos estudos e a otimizar o uso do tempo”, revela Pedro.
E quando as aulas voltarem, nada de preguiça! O segundo semestre é a reta final da preparação e é hora de dedicação total para o Enem, vestibulares e outros tipos de seleção. “Depois das férias, serão poucos meses até o período das provas. Cada dia de preparação será precioso e pode ser decisivo para garantir a conquista da vaga, principalmente em vestibulares ou exames com concorrência grande”, afirma o professor do Genius.
Serviço:
Cursos Genius – Cursos preparatórios
www.cursogenius.com.br