Toda vez que você dá um like em alguma página do Facebook, deixa diversas informações sem proteção alguma.

Segundo o estudo da Universidade de Cambridge, publicado na revista científica PNAS, é possível saber quase tudo sobre uma pessoa com base nas curtidas do seu Facebook.

Cerca de 58 mil pessoas foram voluntárias do estudo que comprovou que, em mais de 90% dos casos, é fácil descobrir desde a orientação sexual até a data de divórcio dos pais de alguém só por pesquisas na rede social.

Um vídeo de uma empresa britânica especializada em prevenir fraudes, a Cifas, tenta conscientizar os usuário sobre o tema.

Ele mostra uma loja de café oferecendo espresso e croissant grátis na rua em troca de uma curtida na página do Facebook.

Enquanto a pessoa espera pelos brindes, eles acessam tudo sobre a pessoa na web em minutos, como data de nascimento, trabalho, telefones e endereços.

Segundo a empresa, a maior parte das fraudes acontece pelo roubo de informações das redes sociais. Alguns posts e páginas podem estar carregados de vírus que escaneiam os algoritmos do Facebook.

“Orientamos as pessoas a checar as configurações de privacidade e pensar duas vezes antes de publicar qualquer coisa”, disse o chefe executivo da empresa, Simon Dukes, em entrevista para o The Independent.

Evite curtir páginas que não sejam verificadas pelo Facebook. Nem saia adicionando pessoas que você não conhece sem uma avaliação prévia. A chance delas fazerem parte de uma fraude é grande.

Preste atenção nas páginas que você já curtiu. Aquelas usadas para fins ilegais costumam mudar os nomes de tempos em tempos. É fácil identificar, por exemplo, quando tem algo lá que você nunca curtiria.

Fique atento com conteúdos emotivos ou aqueles que prometem prêmios depois de curtidas e compartilhamentos.

 

Fonte: www.vix.com