A importância de um relações públicas dentro da empresa. A profissão de relações públicas é regulamentada no Brasil desde 1967, mas foi a partir do século XXI que começou a adquirir mais importância no mercado de trabalho e cada vez mais se torna uma profissão indispensável dentro das empresas. O profissional de relações públicas se comunica com funcionários, acionistas, mídia, comunidades, governos, consumidores, portanto, é ele quem cuida da qualidade das relações estabelecidas entre a organização e seus diversos públicos, buscando a integração dos objetivos de ambos.
É função primordial do profissional de relações públicas cuidar, e muitas vezes colaboram para criação da imagem da organização, tendo em vista a comunicação interna e externa. “A velocidade da informação está cada vez mais ágil, e tudo acaba girando em torno da comunicação. A comunicação interna é de extrema importância para que todos os funcionários e diretores estejam alinhados com a política de gestão da empresa de forma que reflitam para o público externo uma conduta homogênea. Já na comunicação externa, é importante para estreitar relacionamentos e passar a imagem desejada da empresa e prevenir futuras crises”, diz Pamella Garcia, Relações Públicas do Ministério Público do Trabalho.
Além de ter que possuir amplo conhecimento da empresa em que trabalha, deve estar sempre atualizado de todas as novidades do mundo e principalmente da área da tecnologia e comunicação. Existem diversas atribuições para um profissional da área de relações públicas, entre elas a de planejar, executar, administrar e gerenciar as ações de comunicação. Uma das principais características deve ser a de estrategista, devendo ter um olhar critico, raciocínio lógico e rápido para tomada de decisões, habilidade em negociar. Por isso, esse profissional tem sempre uma visão ampla dos problemas e consegue solucionar da melhor maneira possível.
Segundo, Sueli Gomes, Diretora de Comunicação Corporativa, “Relações Públicas precisa conhecer o cliente antes de tudo, saber qual a relação da empresa com a imprensa, fornecedores, colaboradores e clientes, tudo isso pode interferir nas decisões. Entender o problema, as soluções e as medidas que podem ser tomadas para resolução, ou pelo menos, para amenizar o problema naquele momento”.
Com o avanço dessa área de atuação, as oportunidades de emprego crescem cada vez mais, há chances tanto em organizações públicas e do terceiro setor (fundações, associações, sindicatos, instituições filantrópicas, igrejas e organizações não governamentais em geral), quanto nas empresas e grandes corporações, estas com amplo campo de atuação, além de empresas comerciais, industriais ou de serviços, de pequeno, médio ou grande porte; varejista ou atacadista; individual, sociedade limitada ou sociedade anônima; de capital aberto ou fechado, misto ou privado.
Fonte: http://portal.metodista.br/