Os 3 Pilares do Marketing do Futuro

Mas como será o marketing em 2020? Considerando as mudanças no comportamento das pessoas e, consequentemente nos seus hábitos de consumo e relacionamento, o especialista em marketing digital Steven Van Belleghem, compilou um overview do que ele acredita que será o marketing daqui há alguns anos. Segundo ele, o marketing em 2020 será baseado em três dimensões, ou pilares: “Foco no consumidor”, “tecnologia como facilitador” e “vender sem vender”.

Foco no consumidor:

Três fatores continuarão influenciando o comportamento do consumidor no futuro:

  • Adoção total de novas tecnologias: Até 2020 2,5 bilhões de smartphones estarão em uso. A Internet e o digital serão ainda mais comuns na vida de todos.
  • Transparência: A adoção contínua de tecnologia vai tornar o mundo ainda mais transparente. Consumidores estarão cientes de quais companhias estão dando certo e quais não estão. Como resultado, consumidores demandarão serviços melhores. Ao invés de simplesmente comparar empresas com os competidores mais próximos, comparam com os líderes do mercado – o que aumenta o nível consideravelmente.
  • Seletividade: Tecnologia vai se tornar ainda mais efetiva em proteger os consumidores das mensagens comerciais. A nova mídia vai permitir que consumidores sejam muito seletivos sobre as empresas com as quais estão ligados. Ganhar acesso ao consumidor de 2020 vai ser muito mais difícil.

 

Tecnologia como facilitador:

A tecnologia integrada no marketing e serviço permite:

  • Melhorar ainda mais a experiência do consumidor.
  • Aumentar eficiência, o que aumenta a satisfação do consumidor e diminui os custos.
  • Gerar mais lucro.

Além disso, compilar dados dos consumidores vai ajudar as empresas a atingirem os objetivos acima. A empresa mais bem sucedida vai ser aquela com os melhores dados e a habilidade de utilizar esses dados de forma a obter os melhores resultados.

 

Vender sem vender:

Atrair os consumidores será cada vez mais difícil. A tecnologia torna mais fácil para os consumidores evitarem receber mensagens comerciais que não queiram receber. Ser extremamente relevante é a única forma de manter a atenção do consumidor. Oferecer valor para o consumidor na forma de algo que é relevante para ele. Trata-se cada vez menos do seu produto e mais do que os consumidores podem fazer com ele.

Por exemplo, um site de um produto que não mostra o produto em si, mas muito mais coisas que o consumidor pode aproveitar, como a Kraft, cuja página principal não mostra seus produtos, mas receitas, dicas, videos, etc.

Princípios essenciais para o sucesso em vender sem vender:

  • Invista na sua própria mídia: Faça com que linkem para o seu site e não para sua informação que está colocada em qualquer lugar da Internet. Traga as pessoas para as suas plataformas para consumirem o conteúdo.
  • Use conteúdo como isca para dados: Muitas empresas estão apenas jogando iscas na água – o peixe come e vai embora. Produzem conteúdo, mas o largam na internet sem uma isca que traga pessoas para o seu produto e site. Aproveite o seu conteúdo para capturar dados dos seus potenciais clientes.
  • Design: o conteúdo deve ser relevante, mas também ser apresentado com cuidado no design. É o que o torna diferente, chama atenção e o torna mais fácil de ser consumido.

 

Fonte: www.globalad.com.br