A assessoria de imprensa faz a ponte entre as empresas e os veículos de comunicação.
Ou seja, é ela que vai ligar o seu negócio a grandes jornais, revistas e até programas de televisão!
Segundo Jorge Duarte, autor do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa.
Busca, essencialmente, atender às demandas por informação relacionadas a determinada organização ou fonte em particular.
O exercício desta atividade no Brasil é especializado e realizado, na maior parte das vezes, por profissionais com experiência ou curso superior em jornalismo.
Parece complicado não é mesmo?
Vamos te dar um exemplo: Imagine que a sua empresa está lançando um novo produto.
Esse produto é revolucionário e quer muito que todo mundo saiba sobre ele!
Nesse caso, o assessor de imprensa vai montar um press release desse produto, contando o que ele faz, como é, como funciona e quais os benefícios.
Então envia esse press release aos diversos jornalistas e diversos meios de comunicação.
Os jornalistas e o pessoal responsável pela pauta desses meios de comunicação vão analisar, ver se esse produto é realmente interessante ao seu público e se for, vão publicar matérias sobre isso.
A assessoria de imprensa não paga as matérias publicadas. Isso é trabalho do marketing e da publicidade.
Então eu só contrato assessoria de imprensa quando eu estiver lançando um produto ou serviço?
Não! Na verdade a assessoria de imprensa também pode te ajudar – e muito – com o branding da sua empresa.
Pela definição de Wally Olins, profissional de branding britânico e Criador de marcas como Indra, Vueling, Yoigo, EVO, Bankinter e ICEX, branding é: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar.
O branding empresarial nada mais é do que a gestão da sua marca! É o branding que faz com que os produtos de determinadas companhias sejam mais desejados do que de outras.
E isso também está muito relacionado com o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto, já que quanto melhor o branding, mais valor as pessoas dão ao seu produto e aceitam pagar mais caro por ele também.
A Apple é um grande exemplo de branding, assessoria de imprensa e relações públicas bem executadas.
Toda vez que Steve Jobs estava em fase de lançar um novo produto ele dava uma coletiva de imprensa e isso rendia a ele milhares de publicações em todos os veículos de comunicação do mundo.
Mas assessoria de imprensa não é a mesma coisa que relações públicas?
Não. Essa dúvida é muito comum e muita gente faz confusão. Pense na assessoria de imprensa como ferramenta das Relações Públicas.
A relações públicas cuida da forma como as pessoas estão vendo a sua marca e pode utilizar a assessoria de imprensa com a intenção de melhorar a visibilidade, mas não é só isso que ela faz.
Por definição a PRSA (Public Relations Society of America) compreende as relações públicas como: um processo de comunicação estratégica que constrói relações mutuamente benéficas entre as organizações e seus públicos.
Além disso, a RP (Relações Públicas) também trabalha o ambiente interno, ou seja, ajuda na comunicação interna da empresa.
Dentre as funções da RP podemos destacar:
- comunicação estratégica,
- trabalha a comunicação interna da empresa,
- trabalha a comunicação da empresa com o público final,
- trabalha a comunicação da empresa com seus fornecedores,
- organiza eventos,
- trabalha com todo tipo de divulgação (desde redes sociais, mídias pagas e também assessoria de imprensa).
Acho que agora ficou mais fácil compreender a diferença, não é?
Além de tudo isso é legal deixar claro que a Assessoria de Imprensa, quando bem feita traz mais resultados, além da visibilidade nos grandes veículos de comunicação.
Fonte: www.administradores.com.br