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As tradicionais estratégias de vendas utilizadas pelas empresas, como envios de e-mails em massa, cold calls (quando alguém da companhia X liga para a sua casa oferecendo um produto ou serviço), propagandas em panfletos e outdoors e comerciais veiculados na TV e no rádio — o chamado outbound marketing — têm se mostrado cada vez mais inócuas. Com o passar do tempo, as empresas foram percebendo que a tática de apresentar sua marca ao maior número possível de pessoas, com a esperança de transformar algumas delas em clientes, trazia menos resultados ano após ano.
Isso se deve ao fato de que os consumidores passaram a pesquisar mais sobre os produtos e serviços que os atraem, além de simplesmente ignorarem propagandas daquilo que não acham interessante. Para atender esse perfil moderno de clientela e aumentar as vendas, as empresas passaram então a investir em uma nova estratégia: o inbound marketing.
Contudo, como o inbound é capaz de otimizar o processo de vendas e alavancá-las? É o que veremos no artigo de hoje! Confira:
Torne sua marca uma referência
O inbound marketing tem como pedra fundamental de sua estratégia a produção de conteúdo de qualidade. Por meio de materiais atraentes e úteis para o público-alvo da empresa (que podem vir em diferentes formatos, como posts, e-books e vídeos), publicados normalmente no blog dela, não só mais pessoas passam a conhecer a marca, como sua reputação e autoridade aumentam.
Um exemplo prático de inbound marketing: você tem uma concessionária e deseja torná-la mais conhecida. Ao invés de anunciar no seu blog os preços dos veículos (algo já batido e que as pessoas estão saturadas), você publica um guia ensinando o leitor a trocar o pneu do carro. Por ser um conteúdo útil para ele, considerará seu blog uma referência sobre veículos, sempre o acessará quando precisar de informações do tipo (aumentando o tráfego do blog e ainda fazendo com que ele ranqueie bem nos motores de busca) e, mais importante, será um potencial cliente.
Aumente o número de leads qualificadas
O inbound marketing guia-se pelo funil de vendas para qualificar suas leads. O trabalho começa pelo topo do funil, abrangendo leads mais genéricas, e vai até o seu fundo, onde permanecem apenas aquelas leads educadas e preparadas para consumirem o produto ou serviço ofertado. Isso significa um ganho considerável para a equipe de vendas da empresa, que não perde tempo falando com prospects que não estão prontos para comprar e que significariam uma venda ruim.
Melhore o caminho dos clientes até a compra
No ambiente online, existem bem mais caminhos que o cliente pode traçar até efetivamente comprar algo (ou desistir da compra). Ele pode entrar no site da empresa graças a um e-book que baixou, via página da marca no Facebook ou pelo blog dela, por exemplo.
Contudo, apesar das várias rotas disponíveis para o e-consumidor, por meio do inbound marketing é possível, sim, monitorar e identificar as mais frequentemente utilizadas por ele. Dessa forma, a empresa pode trabalhar para aperfeiçoar aquelas etapas do caminho que parecem confusas para o cliente e o fazem desistir da compra.
Viu como a estratégia de inbound é capaz de otimizar o processo de vendas da sua empresa? Que tal aplicá-la no seu negócio?
Fonte: br.hubspot.com