Você deve está se perguntando para que serve a usabilidade na web? Ou melhor, o que é usabilidade? Vamos começar com a definição da palavra.

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

“A usabilidade é um atributo de qualidade relacionada à facilidade de uso de algo. Mais especificamente, refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-las.” (NIELSEN, 2007, p.3).

Sendo assim, podemos de forma grosseira tratar a usabilidade como algo de fácil entendimento ou não!

O Web design tem diversos desafios para cada projeto, para desenvolver uma estrutura com interação e necessário vários outras áreas de conhecimento e ao mesmo tempo técnicas que mostraram o fluxo de interatividade de projeto online.  Tendo em mente que a web e os usuários passaram por diversas fases de evolução desde as páginas que tinha apenas textos e hiperlinks, a sistemas mais sofisticados com interação e animações em grande estilo.

A usabilidade vem como uma ferramenta para o webdesign já que e necessário fazer uma espécie de caminho em que o usuário irá seguir, de maneira a ajuda-lo encontrar o que deseja de forma rápida e agradável, enfatizando a linguagem gráfica para realizar a comunicação entre o emissor o receptor sem a interferência e ruídos, o que possivelmente irá fazer o visitante voltar ao site.

Assim que iniciamos os nossos projetos, podemos começar com simples perguntas que são de grande importância já que são questões básicas:

O que os usuários querem no meu site?  

Os usuários estão satisfeitos com a plataforma gráfica apresentada?

O projeto gráfico apresenta uma dinâmica intuitiva?

Há uma quantidade desnecessária de cliques no site?

E sempre bom buscar várias formas de testar a usabilidade do seu projeto evitando assim que o usuário se perca em determinado site.

 

 

Fonte: marketingcomcafe.com.br