Ter um perfil social não garante ao seu e-commerce pleno relacionamento com o consumidor. Apenas estar presente não é o suficiente quando falamos de marketing em mídias sociais. Confira 6 passos para realizar um bom trabalho de marketing em mídias:

1. Trace um plano de marketing. Sim, tudo na vida e no e-commerce deve ser planejado. Não dá, simplesmente, para contar com a sorte. Nas mídias sociais, sem ter um plano, suas publicações serão apenas informações aleatórias, sem objetivo. Por isso, planeje!

2. Aposte em um blog. Através de um blog é possível estruturar todas as ideias do seu negócio, contando com o recurso do SEO, que facilita a sua encontrabilidade. Além disso, o blog ajuda seu e-commerce a apresentar ao consumidor informações complementares sobre os produtos/serviços.

3. Esteja nas mídias onde seu cliente está. Nada adianta ‘atirar para todos os lados’. É preciso estar engajado onde seus consumidores estão. Por isso, é essencial conhecê-los e desenvolver um relacionamento eficaz.

4. Ajude sua campanha a progredir. Além de desenvolver o marketing em mídias, divulgue suas campanhas de outras formas, por exemplo, apostando em marketing de conteúdo, compra de palavras-chave, otimização para sites de busca, banners em portais relacionados, etc.

5. Atualize suas mídias com frequência. É necessário desenvolver uma frequência de publicação em suas mídias e blog. Dessa forma, seus consumidores saberão em quais momentos seu conteúdo estará disponível, criando uma rotina de acompanhamento; lembrando-os de seu e-commerce.

6. Faça avaliações. Lembra-se que planejar é fundamental? Então, a análise e avaliação dos retornos é igualmente importante; na verdade, um impulsiona o outro. Sem definir metas é impossível mensurar resultados. Avaliando, é possível entender as reações do mercado, continuar investindo ou mudar a direção dos planos.

Sucesso!

 

Por Felipe Martins, empresário que possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Estruturada para atender lojas virtuais de todos os portes, atualmente conta com uma carteira de mais de mil lojistas utilizando sua plataforma, com planos e recursos personalizados na medida certa para cada realidade de negócio.