Que tal começarmos voltando ao conceito de marketing?
Ele menciona 3 etapas de uma estratégia de ações de marketing: uma pesquisa de mercado(isto é, uma investigação para saber se há uma demanda para o produto ou serviço que você pretende comercializar), a adequação desse produto ao gosto do consumidor e as campanhas pós-venda.
Repare que uma ação de marketing, portanto, começa muito antes de o seu produto existir e termina muito depois da venda.
Vamos, agora, examinar essas três etapas mais de perto, para que você também possa criar ações que sejam adequadas à sua empresa e ao seu produto:
1. Pense o seu público ideal
Lembra do que dissemos sobre o cliente ideal para cada tipo de negócio? Pois bem, chegou a hora de você encontrar o seu. Há duas abordagens possíveis para isso: o de público-alvo e o de buyer persona.
O público-alvo é algo mais fácil de definir: podem ser pessoas que moram num mesmo bairro — se o seu negócio tem características mais regionais —, têm uma certa faixa etária e um determinado poder aquisitivo.
A buyer persona, por outro lado, é algo mais difícil de determinar, mas ela te coloca muito mais perto do seu público ideal.
Afinal, ela deve ser feita por meio de pesquisas com seus melhores clientes e levanta dados muito mais específicos: nível de escolaridade, trabalho, características profissionais e familiares, objetivos e problemas.
Quanto aos dois últimos itens, lembre-se: oferecendo produtos e serviços que ajudam nos objetivos e solucionam problemas da buyer persona é você as transforma em clientes.
2. Divulgue e venda para esse público
Essa é a etapa de uma estratégia de marketing com a qual você está mais familiarizado. A diferença é que, como você pensou no público ideal antes de oferecer o produto ou serviço, tudo ficou mais fácil, rápido e barato aqui.
As suas ações de marketing, agora, são muito mais objetivas.
São promoções, publicidade, propaganda e ofertas criadas para atingirem gente de uma determinada idade, com um problema a ser solucionado e que, ao se deparar com um anúncio virtual ou físico da sua empresa, vão pensar: “isso é exatamente o que eu procuro!”
3. Crie estratégias de pós-venda e meça os resultados
Um dos motivos de esse ser o seu público ideal é que eles vão continuar seus clientes por um bom tempo e ainda indicá-los para familiares e amigos que têm os mesmos problemas e perfil.
Então, fica aqui aquela que talvez seja a maior lição de uma ação de marketing para você: o seu relacionamento com um cliente não se encerra após a venda. Muitas vezes, é ali que ele começa, de fato. Fortaleça esses laços!
E, principalmente: meça os resultados da sua ação. Não importa o quão bem ela possa ter funcionado. Numa próxima vez, você sempre vai poder investir menos e atingir mais pessoas. Ou seja, melhorar o seu ROI!
Exemplos
Pode ser que tudo isso ainda esteja soando um pouco abstrato para você, por isso, vale a pena dar uma olhada em dois exemplos práticos.
São histórias de empresas que não só usaram uma estratégia de ações de marketing para se destacarem, mas que também trataram de ser inovadoras ao se posicionarem no mercado:
TOMS: vender calçados e fazer o bem
Quando visitou a Argentina, em 2006, Blake Mycoskie chegou a uma triste constatação: ainda há muitas pessoas no mundo que não têm dinheiro para comprar calçados.
Impressionado pela visão das crianças argentinas que eram obrigadas a ir para a escola descalças, ele teve uma grande ideia de modelo de negócios, que viria a se transformar na TOMS.
Blake sabia que havia pessoas de bom coração que concordariam em comprar seus produtos se soubessem que, fazendo isso, ajudariam essas crianças. Ou seja, ele planejou o seu público ideal.
Para cada par de sapatos que a TOMS vende, ela doa outro par igual para crianças carentes. Eis aí um excelente exemplo de uma empresa que elaborou uma ação de marketing que a fez se destacar no mercado e ainda tornar o mundo um lugar melhor.
E qual cliente não vai querer continuar comprando dessa empresa e ajudando mais e mais gente a ter o seu primeiro calçado?
Fabriko: ecobags e sustentabilidade
Em 2008, não se falava em aliar publicidade e atitudes sustentáveis para com o meio ambiente. Num cenário como esse, as ações de marketing da Fabriko soaram bem inovadoras.
E olha que ela fabrica um produto que é o primeiro a ser associado aos danos ao meio ambiente: sacolas. Partir disso e transformar a imagem de uma empresa para que ela se torne uma referência de sustentabilidade é uma tarefa para profissional de marketing nenhum botar defeito.
Pois a Fabriko conseguiu isso, criando o conceito do que hoje chamamos de ecobag. Ela aumentou suas vendas, expandiu o catálogo e, hoje, produz roupas, bolsas e diversos outros itens ambientalmente corretos.
Conclusão
As ações de marketing estão muito mais relacionadas com o que a sua empresa é do que com o que ela vende e por quanto.
Se você compreender isso e começar a usar todo o conhecimento e as ferramentas de marketing disponíveis no mundo virtual, nada impede que o seu negócio seja o próximo TOMS ou Fabriko. Afinal, há muitos problemas de persona para resolver e muita boa causa no mundo para seguir!
Fonte: saiadolugar.com.br