Todos nós queremos ter mais autoridade, mais destaque e sermos reconhecido naquilo que fazemos de melhor e as redes sociais podem ser um forte aliado nesse sentido. Só que a maioria das pessoas acabam perdendo a chance de se destacarem ou pior: constroem uma imagem completamente diferente da desejada.
A maioria das pessoas que usam as redes sociais acreditam que suas informações estão restritas aos amigos mais próximos e se esquecem que algumas vezes uma simples publicação pode tomar proporções assombrosas. Você possivelmente deve se lembrar daquela professora da PUC que ironizou um passageiro de avião, dizendo que o aeroporto estava parecendo uma rodoviária. O caso foi nacionalmente divulgado e acabou gerando muito constrangimento e discórdia! Esse exemplo serve para ilustrar algo que vem acontecendo com muita frequência na internet: o descuido com o que publicamos, compartilhamos e curtimos!
Diante disso, é preciso evitar os 3 erros bobos mais comuns que podem detonar sua marca pessoal no Facebook:
1. Publicar, curtir ou compartilhar conteúdos que podem causar uma má impressão ou que não agregam à sua imagem
Outro dia vi uma publicação no Facebook de um colega que trabalha numa grande empresa (com direito a foto bem destacada) : “nossa, já trabalhei tanto e hoje ainda é quarta-feira”! Qual impressão você teve desse singelo comentário?
2. Entrar em discussões polêmicas (principalmente as que envolvem política ou religião)
Eu acredito que o debate quando bem conduzido pode mudar opiniões em prol de um bem maior, porém é importante ressaltar que as pessoas tendem a defender um ponto de vista exposto com unhas e dentes, e portanto é preciso analisar até que ponto discutir um assunto polêmico publicamente vai impactar positivamente ou negativamente a sua imagem.
3. Descuidar da sua foto de perfil
Um estudo realizado em 2006 na Universidade de Princeton indica que leva apenas um décimo de segundo para julgarmos uma pessoa com base em rostos. Isso significa dizer que você pode não ter uma segunda chance para causar uma boa impressão, caso sua foto de perfil não seja boa, ou esteja alinhada com seus objetivos. É bom ficar atento a esse detalhe!
Minha sugestão é que você faça uma análise do todos os seus perfis públicos e se faça algumas perguntas, como por exemplo: O que estou publicando, curtindo ou compartilhando está melhorando ou atrapalhando a minha imagem? Minha foto de perfil gera autoridade pra mim? Estou expondo opiniões que comprometem minha imagem? (estou sendo chato e repetitivo?) Qual impressão as pessoas estão tendo a meu respeito quando visitam minha página?
Se você ainda não parou para fazer essa análise, saiba que você pode estar detonando a sua marca pessoal e com isso perdendo grandes oportunidades!
Por Oto Alvarenga, empresário, especialista em Marketing e Branding Pessoal, Coorganizador do CONAMAP – Primeiro e Maior Congresso Online de Marketing Pessoal do Brasil.