O que é vídeo marketing?
Qualquer uso de vídeo na sua estratégia de atração e retenção de clientes pode ser chamado de vídeo marketing.
Isso inclui:
- campanhas publicitárias em vídeo;
- vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca;
- vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo;
- entre outros.
Como nós vamos explorar no restante do artigo, o vídeo marketing pode ser realizado em diversos canais e sob vários formatos, então você tem total flexibilidade para escolher como vai encaixá-lo na promoção do seu negócio.
Conheça os benefícios do vídeo marketing
O vídeo marketing não está fazendo tanto sucesso à toa. As pessoas sempre gostaram de conteúdo interativo, mas com o avanço das tecnologias disponíveis e as mudanças no comportamento do consumidor, o cenário para os vídeos nunca foi tão favorável.
Veja alguns dos principais benefícios de usar vídeos na sua estratégia de marketing:
Aumento do tráfego orgânico
O tráfego orgânico, ou seja, os acessos que o seu site recebe que não acontecem por campanhas pagas de anúncios no Google, é fundamental para o sucesso no marketing digital.
Se não conseguir atrair muitos visitantes, dificilmente vai gerar muitos leads e muito menos vendas. O vídeo aumenta (e muito) as suas chances de conseguir visitantes.
Segundo um estudo intitulado The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowl, 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico.
Ótimo retorno sobre investimento
O que determina se um investimento de marketing tem bom ROI é sua capacidade de gerar resultados concretos de negócios, como leads e vendas. Como o vídeo marketing se sai neste respeito?
Uma pesquisa do Aberdeen Group determinou que as empresas que investem no uso de vídeos como parte da estratégia de marketing conseguem 66% mais leads qualificados por ano e 54% de aumento no Brand Awareness.
A pesquisa Social Video Forecast, da Animoto, concluiu que 76.5% dos pequenos negócios que usam vídeos consideram que a estratégia tem impacto direto em suas operações.
Note que não estamos falando de grandes corporações, com orçamentos poderosos. O vídeo marketing pode ser usado por empresas de todos os tamanhos.
O mesmo estudo da Wyzowl já citado mostrou ainda que 83% dos negócios acreditam que o uso de vídeos traz bom ROI.
Conteúdo de qualidade e fácil consumo
O vídeo é um material de fácil consumo, que não exige grande esforço do público para ser aproveitado.
Além disso, o conteúdo em vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão, já que é possível explicar até mesmo conceitos complexos de um jeito fácil de entender, por meio de vídeos curtos e bem elaborados.
Costuma-se dizer que uma imagem vale por mil palavras. Se esse é o caso, quanto vale um minuto de vídeo? Uma apresentação comum é feita a 30 frames (imagens) por segundo.
Por esta conta, a cada segundo de vídeo teríamos o equivalente a 30.000 palavras, certo? Se continuarmos a conta vamos ver que apenas 1 minuto de vídeo equivale a 1.8 milhões de palavras!
Quantos posts você teria de produzir para ter essa quantidade de palavras? É claro que essa conta é apenas para efeito de ilustração, mas mostra o tamanho do impacto dos vídeos no marketing.
Potencial de viralização
O poder de viralização dos vídeos é totalmente diferente do que o conteúdo escrito normalmente é capaz de trazer para a sua marca.
De acordo com a Simply Measured, vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e texto combinados!
Em outras palavras, se você quer produzir conteúdo viral, as chances disso acontecer são muito maiores se ele for feito em formato de vídeo.
A relação entre vídeo marketing e marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo já era uma estratégia excelente muito antes do surgimento dos vídeos, mas também passa a ser uma das mais afetadas por ele.
Muitas empresas baseiam quase toda a sua produção de conteúdo em vídeos, o que é uma prova do poder dessa forma de comunicação. Veja por que o marketing de conteúdo se beneficia tanto da ascensão dos vídeos:
O conteúdo do futuro
De acordo com uma pesquisa da Wyzowl, 63% das empresas atualmente usam vídeos em suas estratégias de marketing. Destas, 99% querem continuar usando esse formato de conteúdo!
Entre os 37% que ainda não adotaram os vídeos, quase metade se mostrou disposta a fazer isso em outro momento. O que isso mostra? Que os vídeos são uma realidade agora, e serão ainda mais importantes nas estratégias do futuro.
Fonte: marketingdeconteudo.com