Um dos aplicativos mais eficientes e diferenciados de compartilhamento de fotos, o Instagram foi mais do que uma simples mídia social: ele mudou inclusive a forma como nos relacionamos com a internet, dando a todos a chance de expor sua visão do mundo por meio de fotos incríveis, com filtros e a chance de se conectar com pessoas que adoravam as mesas coisas.
Vamos falar mais sobre essa história de sucesso, sobre como Instagram passou a ser o app mais baixado para IOS extremamente rápido e como dois desenvolvedores conseguiram criar uma nova forma de se relacionar com fotos.
Qual a origem do Instagram?
O app foi lançado oficialmente em 2010, desenvolvido pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, que fizeram o primeiro protótipo do app em um mês e meio. Depois disso, foram mais alguns meses mudando detalhes e melhorando a navegação para o lançamento.
No mesmo dia do lançamento, o Instagram se tornou o aplicativo mais baixado na Apple Store, sendo usado para as mais variadas finalidades, desde a publicação de uma quantidade enorme de selfies, fotos de pratos e cachorros, até para a divulgação de excelentes trabalhos de e design e fotografia.
Com todo esse sucesso, não é nenhuma surpresa que o app dos dois desenvolvedores tenha chamado à atenção de grandes empresas do mercado e a compra do app pelo facebook por 1 bilhão de dólares acabou acontecendo em 2012, sendo a aquisição mais cara até aquele momento.
Depois disso, a popularização foi ficando cada vez maior, com o lançamento do Instagram para Android e com novas possibilidades de postagem sendo acrescentadas e a competição com outros apps fazendo com que ele mudasse ainda mais.
Quais são os próximos desafios do Instagram?
Com a vinda do snapchat, o Instagram começou a perder terreno para este aplicativo, e então algumas mudanças, que trouxeram muitos dos diferenciais do outro aplicativo, fazendo com que ele voltasse a competir em pé de igualdade.
Uma coisa que o Instagram tem maior do que o snapchat até o presente momento é a preocupação com curadoria de conteúdo, já que ele mantém uma conta do aplicativo, que é abastecida apenas com histórias selecionadas pelos gerentes de comunidade, que fazem com que os melhores e mais interessantes conteúdos tenham muito mais alcance e relevância dentro do aplicativo.
Com essa nova fase, o Instagram quer se firmar mais do que como um simples aplicativo de fotos no celular e sim como uma verdadeira vitrine para que pessoas possam expor seu ponto de vista por meio de fotos, vídeos e outras imagens em geral.
Fonte: http://apertef5.com.br