Presente desde cardápios de restaurantes até outdoors publicitários, a fotografia de gastronomia está em nosso cotidiano e tem propósito fundamental: despertar desejo, ou seja, gerar a vontade de comer. E nessa área da fotografia, a expressão “Comer Com Os Olhos” faz todo o sentido. O Objetivo é provocar o consumidor, aguçando seu apetite através de uma imagem.
A foto gastronômica utiliza muito a sensibilidade, trazendo a percepção das texturas, consistências, temperaturas e sabor do produto. Por isso, para a captação dessas imagens é necessário um trabalho muito delicado de um bom profissional de fotografia, onde todos os processos específicos de produção devem ser cumpridos.
Se você ou sua empresa está no segmento gastronômico, com certeza, deve saber a importância de um cardápio, um outdoor ou redes sociais bem feitas com fotos estimulantes, afinal essas são algumas das principais ferramentas para gerar vendas. Uma foto de comida não planejada ou mal produzida pode acabar com o apetite da pessoa que for vê-la, e pior, com a reputação de um bom estabelecimento.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia da Montclair State University concluiu que, quando os alimentos eram apresentados às pessoas de forma bem planejada no prato, elas avaliavam melhor o sabor da comida e o cuidado no preparo. Com isso entendemos que o ato de comer é uma experiência sensorial mais complexa do que imaginamos e que a forma de apresentar os pratos é um diferencial.
Portanto, na fotografia gastronômica é preciso traduzir em uma única imagem todo o elaborado trabalho dos chefs de cozinha que, ao compor um prato estão preocupados com o sabor, o aroma, a textura e apresentação.
Fonte: https://www.rscorporativo.com.br