Nada melhor do que o próprio cliente fazer propaganda da sua marca.
Como diz Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”
E é exatamente isso, que fará com que os seus clientes mais satisfeitos ajudem você a conquistar outros.
Se você cativa seu cliente, as chances dele te indicar a familiares, amigos e conhecidos é muito grande, pode acreditar na gente!
Mas como fazer isso? Como fazer com que meu cliente faça a propaganda da minha marca?
Cliente satisfeito compra de volta e ainda te indica
Um cliente satisfeito com sua empresa e seu produto, provavelmente voltará para comprar mais ou te indicará para alguém. Para que ele tenha ficado satisfeito, algo de bom deve ter acontecido em sua experiência.
Primeiramente, conheça o seu cliente, entenda suas dores, seus desejos e saiba bem quem ele é. Depois, defina como irá agir.
Posteriormente, invista num bom atendimento, uma boa abordagem, uma jornada de compra bem planejada, mostre que ele é importante para a sua empresa.
Além disso, existem várias outras estratégias de marketing que podem ser colocadas em prática para fidelizar o cliente e fazer ele indicar você aos outros. (linkar com o site)
Tenha presença online
Já virou regra estar presente no ambiente online para que as pessoas te conheçam e conheçam seus trabalhos, produtos e a empresa como um todo.
A internet é um baita espaço para aplicar estratégias para conquistar novos clientes com a ajuda dos clientes que você já tem e que estão satisfeitos com a sua marca. Agora vamos começar a pensar em como conquistar os novos clientes. Olha só:
Crie programas de indicação e fidelização
Se você já tem algum ou alguns clientes que adoram a sua empresa, aproveite a oportunidade para criar programas de indicação e fidelização para eles.
Nos programas de indicação primeiro você deve deixar o cliente satisfeito com a compra.
Depois, elabore algum cupom de desconto ou algum outro tipo de recompensa em sua próxima compra caso ele indique você para os amigos.
Esse tipo de indicação boca a boca acaba saindo mais barato do que gastar muito com uma estratégia bem elaborada.
Atente-se também ao melhor tipo que você escolherá, pois nem todos os exemplos são válidos para todas as empresas.
Clientes adoram receber descontos, brindes, materiais úteis que o ajudem no dia a dia ou qualquer outra coisa que convém a empresa, pois sentem que fazem parte do processo!
Outro programa que sua empresa pode investir é o programa de fidelização. Ele consiste em oferecer diversas recompensas se o cliente fidelizar seu “nome” com a sua empresa.
Vamos ilustrar melhor com um exemplo: se o cliente tem algum cartão ou cadastro fidelidade, ele poderá ganhar descontos nos produtos, concorrer a prêmios, viagens ou até mesmo fazer parte de um clube.
Tudo varia do tamanho e estrutura da sua empresa, mas essa é a essência dos programas.
O programa de indicação é bem válido se você está querendo atrair novos clientes com a ajuda das pessoas que já compram com você.
Prova social
Você já teve algum comentário seu em alguma publicação de empresas compartilhado e comentado? Se sim, aposto que se sentiu importante para ela.
Com a prova social você só tem a ganhar, pois obtém dois resultados: o primeiro, deixa o cliente que comentou positivamente sobre a sua empresa feliz por estar fazendo parte dessa jornada de alguma forma.
O segundo porque esse depoimento mostrará aos possíveis clientes o que pessoas de fora da empresa pensam sobre ela e trará maior segurança em querer comprar algo dela.
Não deixe as críticas de lado
Sempre ofereça canais de reclamações ou esteja disponível para atender a qualquer comentário negativo sobre a sua empresa. Nunca ignore esses clientes, pois eles em algo a te falar que pode fazer você melhorar uma próxima vez.
Se o cliente obtiver uma resposta que atenda a sua reclamação, as chances dele fazer propaganda negativas de você diminuem, porque você se importou com ele, entende?
Por isso sempre esteja aberto às críticas e satisfações de todos! Assim, você só tende a ganhar!
Fonte: www.6i.com.br