A importância das mídias sociais é incontestável. Essa máxima é um fator presente em todos os modelos de negócio da atualidade, seja qual for o segmento. Atualmente a internet não é utilizada apenas para propósitos pessoais, mas também para fixar e difundir uma marca. Para o sucesso, o empresário precisa usar de estratégias para afinar o relacionamento com seu consumidor, tornando as redes sociais um local de encontro e conexão com seu público alvo.

Esse universo que se entende como mídias sociais, engloba espaços de interação entre usuários, como os blogs e Twitter; e as redes sociais como o Facebook Instagram e Linkedin, por exemplo, itens de compartilhamento e interação  de conteúdo multimídia –  YouTube, TikTok entre outros.

Os espaços permitem que a empresa passe a fazer estratégias que envolvam as mídias de interação virtual, com o objetivo de atingir o público de maneira bem dinâmica, uma vez que as pessoas passam praticamente o dia todo conectadas a estas mídias. As estratégias para o uso desses espaços podem ser desde discussões, e outras ações de relacionamento on-line, que terá resposta do seu público e uma oportunidade de diálogo e compartilhamento da informação.

Vida longa para as redes sociais

A importância da mídia social para uma empresa está em ser um meio para propagação da sua marca, da sua opinião, da sua causa. Podendo também fazer uma análise mais profunda do perfil de seus clientes e definir com muito mais precisão qual é o seu público ideal. Elas integram diretamente as estratégias de marketing, mas impactam à empresa como um todo.

O CEO e Mentor André Minucci, da empresa Minucci RP aposta na importância das redes sociais para as empresas, não como mera promoção de mercado, mas como uma certeza, a de que “as redes sociais terão vida longa e um excelente campo de ações de marketing e relacionamento com o público por muito tempo, pelo simples fato de que o crescimento delas está afinado com o aumento cada vez mais do acesso das pessoas à internet”. Esses novos públicos surgem a cada minuto e se transformam em uma gama de internautas de todas as idades, de todos os gêneros, de todas às classes, de todas as profissões e, por aí vai.

 

Ferramenta indispensável

As redes sociais se tornaram uma ferramenta de comunicação indispensável para qualquer empresa. Elas se tornaram fundamentais na relação entre as empresas e seus clientes, com vantagens, inclusive os meios tradicionais de comunicação, como a imprensa, o rádio e a televisão, por exemplo.

É importante que a empresa entenda a particularidade de cada espaço on-line que pode explorar e como traçar a sua estratégia. Para um bom plano de trabalho de marketing, o ideal é a contratação de especialistas para prestar consultorias de pesquisa de mercado, com o objetivo de direcionar melhor as ações.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br