O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo é o processo de planejar, escrever e editar conteúdo, geralmente como parte de uma estratégia de de marketing digital. Isso inclui posts para blogs, roteiros para vídeos e podcasts, bem como conteúdo para plataformas específicas, como Twitter ou Reddit.

 

Por que a produção de conteúdo é importante?

Quando a maioria das pessoas ouve “produzir conteúdo”, pensa logo em “escrever artigos”.

No entanto, a produção de conteúdo não se resume a posts para blogs.

Na verdade, a escrita é importante para todos os tipos de formatos de conteúdo que uma empresa produz, como:

  • Roteiros de vídeo;
  • Newsletters;
  • Apresentações;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Roteiros de podcasts;
  • White papers;
  • Textos para sites;
  • Landing pages;
  • Descrições de vídeos do YouTube.

Boas Práticas de produção de conteúdo

Crie a estrutura do conteúdo

Criar a estrutura do que será abordado no material antes de escrevê-lo é fundamental no processo de produção de conteúdo.

Existem duas razões para isso:

Primeiro, isso ajuda você a colocar organizar suas ideias, o que acelera o processo de escrita.

Em segundo lugar, essa prática geralmente levam a uma estrutura muito melhor para o seu conteúdo. Isso porque esse “esqueleto” permite que você veja seu conteúdo de uma forma que não conseguimos ver quando estamos escrevendo.

Além disso, essa estrutura permite que seu conteúdo final cubra os pontos principais que você definiu antes de começar a escrever. Assim, quando começamos a trabalhar em um novo guia, usamos muito da estrutura utilizada nesses posts como base.

 

Crie conteúdos fáceis de consumir e compartilhar

O conteúdo que é fácil de ler e compartilhar é a chave para o sucesso.

Você pode ter um post escrito pelo maior redator do mundo, mas se ele for difícil de consumir, ninguém o lerá até o final.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a tornar seu conteúdo mais palatável e compartilhável.

Seja cativante e traga informações relevantes

Se você estiver escrevendo sobre produção de conteúdo ou carros, sua escrita precisa atrair (e manter) a atenção dos leitores. Caso contrário, eles não vão permanecer no site.

A forma como você chama a atenção de alguém depende do formato com o qual você está trabalhando.

Em vídeos, por exemplo, algo muito comum é utilizar inserts de outros conteúdos (geralmente engraçados) para adicionar um pouco de humor ao conteúdo e torná-lo mais leve.

Ao escrever os roteiros para os seus vídeos, dê especial atenção à formatação e ao layout. Especificamente, tente escrever parágrafos curtos.

Também é importante prever a inclusão de outros elementos além dos vídeos engraçados, elementos que ajudem na compreensão do seu conteúdo. Isso inclui fotos, capturas de tela, slides de texto etc.

A mesma lógica pode ser usada para conteúdos em áudio: crie falas curtas e rápidas.

Por óbvio, em conteúdos audiovisuais, evite colocar frases entre parênteses. Isso pode fazer com quem está consumindo o conteúdo perca o fio da meada.

Em resumo: para funcionar, seu conteúdo final precisa ser envolvente. E não importa o formato com o qual você está trabalhando, isso se inicia no processo de redação do conteúdo.

 

Crie uma abordagem original

Com 70 milhões de posts de blog sendo publicadas todos os meses, você não pode simplesmente publicar algo genérico e esperar que isso atraia visitantes.

Em vez disso, para obter tráfego para seu conteúdo, você precisa abordá-lo a partir de um ponto de vista original.

Isso faz com que seu conteúdo se destaque de todos os outros nesse assunto.

Esse ponto de vista pode ser uma história pessoal, algo polêmico, ou alguma coisa que seja diferentes do que os outros já fizeram.

A escolha dessa abordagem vai depender do seu público-alvo.

 

Crie conteúdo confiável

Para que as pessoas compartilhem e criem links para o seu conteúdo, elas precisam confiar nele.

E mesmo que o design influencia o quanto as pessoas confiam no seu conteúdo, sua escrita desempenha um papel fundamental.

Para isso, considere:

  • Use a gramática adequada: se você deseja melhorar suas habilidades de escrita, ferramentas como o Hemingway Editor ou o Grammarly (para o inglês) podem ajudar.
  • Embase seu conteúdo: as referências que você utiliza mostram que você sabe do que está falando. Por exemplo: sempre que escrevemos um guia, buscamos adicionar estatísticas, estudos e referências confiáveis.
  • Experiência em primeira mão: relate experiências pessoais. Conteúdos produzidos por especialistas no assunto é bastante raro. Infelizmente, boa parte dos textos na internet são escritos por freelancers que não possuem uma especialização clara. Assim, quando você escreve um conteúdo que mostra sua expertise, é muito mais fácil para o visitante confiar nele.

 

Crie bons títulos e introduções

A maioria dos visitantes gasta apenas 15 segundos lendo um artigo antes de abandonar o site.

Com uma janela de tempo tão curta, seu título e introdução são extremamente importantes.

Algumas dicar para criá-los:

  • Títulos entre 14 e 17 palavras são mais compartilhados, conforme um estudo da Backlinko.
  • Adicione emoção aos seus títulos. Existem estratégias de Marketing Emocional que você pode usar para tornar seu texto mais impactante.
  • Faça introduções curtas (de 4 a 8 frases).
  • Em algumas introduções, por exemplo, você pode destacar em tópicos o que o usuário aprenderá com o conteúdo.

 

 

Fonte: https://pt.semrush.com/