Você conhece bem seu cliente? Já tentou identificar o que levou ele a encontrar seu negócio? Essas perguntas fazem parte do universo da persona.

O termo persona, no mundo dos negócios, diz respeito à representação ideal do cliente. Isto é, quanto mais você conhecer seu público, mais efetivas serão suas vendas.

Assim, o desafio por trás da persona é construir estratégias para  facilitar a atração do cliente que mais se relaciona com seu negócio.

O que é Persona?

Persona é a definição fictícia do seu cliente a partir de dados reais. Ela será construída para direcionar o seus produtos e serviços de uma maneira mais certeira aos seus clientes.

Essa técnica de identificação do público é detalhada e visa conhecer a fundo quem de fato se interessa pelo seu negócio. Ou seja, definir persona é então um processo minucioso, que precisa ser elaborado com muita atenção e estratégia.

Tudo isso será aliado ao sucesso do seu negócio!

Para isso, é necessário identificar gênero, comportamento, motivações da compra e dados demográficos que envolvem essa persona ideal do seu negócio.

Afinal de contas, qual a necessidade de definir a persona ao seu negócio? Continue acompanhando que vamos explicar tudo sobre persona para sua empresa continuar crescendo!

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Para conhecer sua persona é necessário diferenciar do público-alvo. Como já visto, a persona vai identificar detalhadamente seu cliente, facilitando na sua comunicação e nas vendas.

Já o público-alvo, diz respeito ao conhecimento geral do seu público, de forma mais abrangente. Por exemplo: seus clientes são mulheres, entre 26 e 32 anos e compram ativamente pela internet roupas e acessórios.

Você sabe que o seu público-alvo tem essas características, mas quais são as especificidades delas? Por isso, ter o conhecimento da persona vai garantir que toda sua estratégia de alcance seja ainda mais facilitada.

Ou seja, entre essas mulheres têm a Clara de 28 anos, residente em São Paulo, é advogada e procura camisas femininas para utilizar no trabalho. É antenada com a moda e procura peças exclusivas.

Resumidamente, a diferença entre persona e público-alvo, um apresenta de forma mais detalhada quem é seu cliente, o outro reconhece de modo geral.

Qual a importância de definir uma persona para o meu negócio?

Sabe aquele produto ou serviço que você olha e pensa “nossa, foi feito pra mim”? Esse é um dos benefícios de ter uma persona bem definida: criar identificação da sua marca com seu público.

Por isso, quanto mais você conhecer seu público mais facilitado será para criar uma comunicação atrativa da sua empresa, movimentando suas vendas e fidelizando mais clientes.

Então, ter uma persona bem estruturada para sua empresa, vai tornar suas estratégias de divulgação ainda mais certeiras, para isso é necessário conhecer as necessidades da sua persona.

Assim, você vai poder produzir conteúdos que resolvam os problemas de sua persona, atraindo ela para o seu negócio e fazendo dela um cliente em potencial.

 

Fonte: meunegocio.uol.com.br

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