Em tempos de marketing 3.0 uma das estratégias com maior potencial de retorno são as ações que proporcionam o “algo a mais” que os consumidores esperam. O marketing de experiência, além de fidelizar clientes, também serve como estratégia para motivação de funcionários e relacionamento com parceiros.
A estratégia estabelece pontos de contato que proporcionam identificação com a marca. O marketing de experiência tem como ponto de partida a expectativa do público e propicia a interação entre o produto e o consumidor, mas também entre a empresa e seus colaboradores e clientes.
O resultado do marketing de experiência não é medido em números. Ele se reflete no relacionamento da empresa com seus públicos e no fortalecimento da marca. Esse retorno se dá a longo prazo e cria relações sólidas.
A grande vantagem é que essas ações não necessitam de um alto investimento. Porém, devem ser cuidadosamente planejadas para estarem de acordo com a filosofia e os objetivos da empresa e ainda atenderem às expectativas do público alvo.
Essas ações conseguem tocar positivamente a vida dos consumidores em experiências que os envolve através dos sentidos e se tornam únicas. Assim, além de serem vistas e lembradas, as empresas passam a ser sentidas. É assim que as empresas se diferenciam. Indo além de oferecer bens e serviços, oferecendo comodidade, satisfação, conhecimento e sensações que nenhuma outra marca conseguirá oferecer.
Por Emanuele Mantovani, jornalista pós-graduada em marketing. Gestora de Marketing e eventos na Promoter Assessoria. Atua em gestão de marketing, eventos, ações de relacionamento e gestão de social media.
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