O Instagram, assim como o Facebook, Twitter e Pinterest, é uma excelente ferramenta de marketing que pode auxiliar no aumento de vendas. Além disso, pode contribuir para um melhor desenvolvimento e consequentemente, ampliar o relacionamento da empresa com seus clientes.
Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo para postar fotos e vídeos. Utilizando esta ferramenta de forma eficiente e assertiva você poderá atrair a atenção de seus consumidores e clientes em potencial que ainda não conhecem a sua marca. Confira algumas dicas:
Identifique o seu público-alvo
Pode parecer clichê dizer isso, mas no marketing digital é importante identificar o perfil e comportamento do seu cliente e o que ele costuma consumir. Não poste fotos aleatórias. Faça uma pesquisa e crie uma estratégia de divulgação coerente para seu público.
Postagens, Qualidade das Fotos e Vídeos
Da mesma forma que no Facebook, é necessário definir o número de postagens diárias e os melhores horários. Uma imagem vale mais que mil palavras, por isso, capriche nos cliques e na qualidade das fotos.
No Instagram os vídeos são de apenas 15 segundos, então faça que esses segundos valham a pena. Poste imagens dos bastidores e sneak peeks, ou seja é uma maneira para obter uma previa de algo que não foi lançado oficialmente, como novidades sobre novos produtos, sobre o processo de fabricação, etc. Use sua criatividade!
Use #Hashtags:
Uma forma eficiente de prospectar seguidores, é pesquisar as hashtags relacionadas aos seus produtos e seguir os usuários que também a utilizam. Dessa maneira, existem grandes possibilidades dos seguidores voltar a seguir o perfil das marcas. Interaja, curta e comente fotos que possuam algum tipo de relação com a sua marca.
Pratique o benchmarking
Veja o que outras empresas estão fazendo para se inspirar, compare e pesquise o que está dando ou não certo. Dê uma olhadinha no perfil dos seus concorrentes e localize através deles mais seguidores e clientes.
Por Hayama Prado, formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, analista de relacionamento com o cliente na Site Blindado S/A. Possui know-how em diferentes funções dentro da área de comunicação e marketing, conhecimento em ferramentas de segurança para e-commerces.
Foto: Divulgação.