A importância de uma assessoria de comunicação começa na criação da identidade e na imagem que se cria do nome, da marca, do profissional e do produto, pois a ideia é que sendo citada, automaticamente o cliente ligue aquilo à sua marca ou produto. Por exemplo, o que queremos que o nosso público entenda e veja da nossa marca está sendo entendido? Essa imagem está diretamente ligada à identidade da empresa? Se sim, conclui-se que a projeção que se fez para a imagem e marca da empresa, ou produto, foi bem pensada e bem elaborada pela área de comunicação. Se o público ainda não consegue associar as duas coisas é necessário elaborar um planejamento estratégico para reformular a comunicação entre um e outro.

A princípio isso pode soar simples, mas a maioria das empresas e profissionais tem dificuldade em criar a identidade e imagem de seus nomes e produtos de uma forma que ambas fiquem claras aos seus públicos. Tudo começa porque a grande maioria dessas empresas ou profissionais liberais não consegue ver a importância da assessoria de comunicação nesse processo de criação. Tanto na identificação do público, as estratégias para atingi-los, a melhor forma de se apresentar, o planejamento estratégico de domínio do mercado entre outros processos, que juntos compõem a marca e sua imagem, todos esses pontos são responsabilidade da equipe comunicacional da empresa.

A dificuldade começa com a nomenclatura da área. Muitos não conseguem ver a diferença entre uma assessoria de comunicação e uma assessoria de imprensa. A primeira é responsável por toda a área comunicacional da empresa, marca ou profissional. Seria o que muitos experts do mercado chamam de comunicação integrada, pois numa assessoria de comunicação trabalha-se a marca, a imagem, o desing, o contato do assessorado com a imprensa e com o público, o planejamento comunicacional a longo prazo, a divulgação, os releases, ou seja toda a comunicação interna e externa. Enquanto a assessoria de impressa é responsável por uma pequena parte de todo o processo, o de manter a relação entre a empresa e profissional com as mídias, redações e imprensa.

O mercado hoje abre muito espaço para novas empresas, produtos e profissionais e para conseguir definir seu nicho de mercado e seu público alvo é preciso utilizar não só a sua experiência profissional, carisma e network, os novos empresários sabem que sem uma estratégia comunicacional não conseguirão alcançar visibilidade no mercado e nem na sociedade, já que hoje com a popularização da internet e das redes sociais fica ainda mais difícil definir públicos e atingi-los com sua mensagem de uma forma que ela seja assimilada por quem importa e da maneira correta. É preciso criatividade e planejamento para utilizar as ferramentas certas.

Segundo pesquisa desenvolvida pelos alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Goiás, a maioria dos profissionais liberais ainda veem o setor de comunicação como uma ferramenta sem importância para o seu negócio ou as vezes nem sabem com que esse profissional trabalha. Isso acontece porque muitos empresários e empreendedores não conseguem entender que a comunicação é um processo longo e os seus resultados vem a longo prazo. Além do mais uma assessoria de comunicação não é uma área que começa hoje e acaba amanhã. A comunicação empresarial é uma ferramenta constante e deve sempre ser renovada de acordo com os novos objetivos empresariais, sejam eles da empresa (interno e externamente) ou do profissional ou empresário em si.

E nesse momento entramos em outro ponto muito importante no crescimento financeiro, profissional e pessoal de uma empresa, instituição ou de um profissional liberal – a comunicação interna, aquela que quando bem feita, bem elaborada alcança uma publicidade muito importante para o profissional e empresa, o boca a boca. Quando o grupo de trabalho conhece e apoia a imagem e identidade da empresa de onde faz parte, a satisfação com o produto oferecido começa de dentro para fora e facilmente é transmitida aos clientes e fornecedores criando assim uma teia publicitária espontânea e gratuita.

A comunicação interna é uma ferramenta importante na promoção da empresa e do produto, é com ela que pode-se melhorar pontos chaves exigidos pelo mercado e pelo público, o atendimento, ou melhor o bom atendimento. Ser bem atendido, saber falar sobre o profissional, empresa e produto que você está oferecendo faz parte de um trabalho desenvolvido pelo setor de comunicação da sua empresa. É ele quem observa esses problemas e traça estratégias para resolver. Dentro desse plano comunicacional os profissionais de comunicação conseguem dar visibilidade à empresa e ao profissional, define os diferentes públicos e cria diferentes formas de comunicação para cada um, ampliando as formas de contato com eles.

Como podemos perceber uma assessoria de comunicação vai muito além do que administrar momentos de crises e de promover a empresa ou empresário para que ele seja visto e divulgado pela imprensa. Os comunicólogos são profissionais importantes de uma micro, média e grande empresa, além de serem imprescindíveis aos profissionais liberais. Quem tem a comunicação a seu favor consegue alcançar mais espaço no mercado, porque tem seu público bem definido e consegue alinhar sua identidade e imagem de forma clara e consistente na cabeça do seu público sendo sempre lembrado.

 (Por: Jade Azevedo, jornalista e pós graduanda em assessoria de comunicação e marketing  na Universidade Federal de Goiás / aredacao.com.br)