Não existem dúvidas: o Facebook é hoje a maior rede social no Brasil. Com mais de 37 milhões de usuários no país, a rede permite a interação com pessoas e empresas, multiplicação e compartilhamento de conteúdo, comentários, etc. Mas essa não é uma rede apenas para o lado social: as áreas profissionais também podem, e devem, ser exploradas pela rede – e cada vez mais empresas entendem e tiram proveito disso.
Porém, para fazer com que o conteúdo postado tenha um bom alcance e respostas positivas, alguns cuidados precisam ser tomados – e algumas dicas podem ser seguidas nesse processo:
01. O primeiro passo para qualquer atitude é: estar online. Se você tem uma empresa ou oferece algum serviço, deixe isso visível, criando uma fanpage, por exemplo. Criar uma página no Facebook é algo fácil, demanda pouco esforço, não tem gastos e, se for bem administrada, a página pode lhe render muitos frutos em um pequeno espaço de tempo.
02. Não reclame das mudanças do Facebook, use-as a seu favor. No mundo atual é preciso se adaptar – e quem consegue fazer isso em menos tempo, sai na frente. Uma dica é entrar no blog da rede social (http://newsroom.fb.com/) pelo menos uma vez por semana, ali eles falam sobre as mudanças que foram/serão feitas e as explicam direitinho. E tenha sempre em mente que essas alterações não seriam feitas se não fossem para melhorar a rede social.
03. Alinhe o seu produto/serviço com a sua página online: a identidade visual e a qualidade dos dois precisam ser compatíveis. De nada adianta uma boa página se o serviço oferecido não possui a qualidade necessária e vice versa: não adianta um bom serviço/produto se você não consegue vendê-lo.
04. Conheça e identifique o seu avatar, o representante ideal do seu cliente. Qual a idade dessa pessoa? Seu gênero? Classe? Onde ela mora? A partir do momento em que você identifica o seu avatar, você sabe melhor o que postar – e, com isso, como tornar essa pessoa mais engajada com a sua empresa. Verifique o seu cliente: o que ele mais curtiu, comentou e compartilhou nos últimos dias? O próprio Facebook oferece estatísticas para que você consiga identificar os tipos de postagens e os horários em que foram feitas, e, dessa forma, consegue fazer um planejamento de três, quatro meses de conteúdo.
05. Direcione o público: além de conhecer o seu público alvo, você precisa direcionar informações e conteúdos para uma parcela ainda menor de pessoas. Se você possui 1000 fãs e 50 deles são jovens de 25 anos, você pode fazer uma ação e direcionar o post especialmente para elas. Hoje algumas fanpages e perfis já possuem uma ferramenta voltada para o direcionamento de público: aprenda a usar e perceba o retorno em termos de engajamento.
Por Felipe Pereira, mestre em administração, especialista em projetos digitais e criador do Digaí. | Foto: Divulgação.