O negócio aqui é simples: se você não sabe quem é o seu target, como vai chegar até ele?
Na grande maioria das forças militares do mundo, os snipers, ou atiradores de elite, atuam em dupla. Um é o atirador e o outro é o observador. Eles ficam horas a fio tentando identificar os alvos válidos. Como o atirador está com os olhos focados na mira telescópica, cabe ao observador a tarefa de reconhecer os inimigos e indicar ao atirador onde eles estão.
No contexto, convém perder um bom tempo para desenvolver uma persona detalhada, com uma interpretação sensível dos dados (lembre-se, falamos de pessoas, interpretar corretamente os dados é onde fica o pulo do gato). Para quem não sabe, uma persona é uma pessoa fictícia, é o seu cliente médio, com os prováveis gostos e desgostos do seu identificado público.
É possível segmentar o seu produto/serviço por diferentes targets, com estratégias de distribuição/comunicação/etc variados, por exemplo. por vezes, o mesmo produto/serviço atende personas variadas em situações de consumo distintas. Não dá para identificar literalmente todos, apenas os principais.
Não esqueça que as pesquisas servem para definir seu target, não para justificá-lo.
Então, ao definir seu target, é aconselhável ter por resultado a delimitação de uma persona com as seguintes informações:
– características sociais, demográficas
– comportamento de consumo em geral
– comportamento de consumo cultural
– comportamento específico no que tange ao seu mercado
– concepção do seu mercado
– como se relaciona com as marcas
– que papel possui no ciclo de compra na maioria das vezes
– etc. (o resto você desmembra aí e pesquisa)
O que é relevante saber sobre o seu target depende da natureza do seu negócio.
Fonte: economistinha.com