Existem toneladas de conselhos por aí sobre como usar o Instagram e aumentar as vendas.

Mas se você é um iniciante nessa plataforma ou nem consegue ganhar seguidores, talvez se sinta perdido.

Segundo dados da SelfStartR, o Instagram se tornou a melhor plataforma para marcas que querem engajar seguidores dispostos a comprar.

Somente 32% dos usuários do Facebook engajam com marcas regularmente. No Instagram, por outro lado, 68% dos usuários engajam regularmente com marcas.

É quase o dobro da oportunidade.

Se você acabou de criar uma conta ou está publicando mas não está conseguindo ganhar um público, não tenha medo. Existem alguns passos práticos que você pode tomar para aumentar sua página e ganhar seguidores.

Veja aqui como construir uma marca de e-commerce no Instagram quando você ainda não tem seguidores.

Porque o Instagram é a melhor ferramenta para o e-commerce

O Instagram é uma das plataformas esteticamente mais agradáveis da web. A existência dele está centrada nas imagens.

O excelente design visual fez dele um espaço excelente para fotógrafos, modelos e artistas compartilharem sua criatividade.

Isso também faz dele um local excelente onde compartilhar seu negócio, enviar fotos de produto, conectar-se com seguidores engajados e impulsionar seu ROI.

Segundo o Statista, a receita de publicidade do Instagram deve atingir incríveis $7 bilhões em 2018.

É um salto de quase $5 billhões desde 2016.

E o Instagram está apenas começando. Ele já está gerando ondas enormes em comparação ao Facebook.

O Facebook teve uma queda de 63% no alcance de seu marketing orgânico desde 2012. O Instagram teve um aumento de 115% no mesmo período.

E então, como transformar o Instagram na vitrine do seu e-commerce? Particularmente quando você está apenas começando ou não tem seguidores?

O primeiro passo para divulgar seu e-commerce no Instagram é incluir links para sua loja em sua página.

Inclua links para sua loja

Você já deve estar publicando fotos e seguindo contas relevantes no Instagram. Se você ainda não fez isso, está esperando o que?

Mas o que mais você deve fazer se acabou de entrar na plataforma ou ainda não tem um público significativo?

Crie links para o seu site. Isso pode parecer simples, mas é uma tática muitas vezes esquecida.

Publicar imagens divertidas é ótimo, mas você precisa de uma estratégia que conecte suas ações no Instagram à sua loja e-commerce. Afinal, essa é a principal razão para fazer o marketing do seu e-commerce no Instagram, certo?

Se você não tiver um objetivo final para suas atividades no Instagram, não vai conseguir usá-lo para construir sua marca com sucesso.

Crie uma hashtag da marca (e use-a, claro)

Sua principal razão para entrar no Instagram provavelmente foi divulgar sua marca e seus produtos, especialmente se você for uma marca de e-commerce.

Mas e se seus consumidores já estiverem falando sobre seu e-commerce no Instagram e você ainda não souber disso?

Pesquise a hashtag do nome da sua marca para encontrar conteúdo gerado por usuários já existente.

Por exemplo: quando você pesquisa a hashtag #topshop, há milhões de resultados de imagem.

Isso significa que existem milhões de fotos geradas por consumidores da Topshop, e a marca não teve que solicitar isso a ninguém.

Mas outra forma excelente de monitorar os posts de imagens de seus consumidores é criar uma hashtag oficial para sua marca.

Você pode usar o nome do seu negócio, um slogan já existente ou outra frase criativa.

Depois, informe aos consumidores qual é a hashtag, adicionando-a à sua bio e encorajando seus seguidores a usá-la em posts.

Roube seguidores de seus concorrentes

Seus concorrentes já fizeram boa parte do trabalho duro e criaram enormes bases de seguidores engajados.

Você pode tirar vantagem disso.

Tudo o que você precisa fazer para encontrar e atrair seu próprio público é visitar os perfis de seus concorrentes no Instagram e roubar os públicos deles.

Você já deve ter uma boa ideia de quem são seus maiores concorrentes. Se não for o caso, experimente usar uma ferramenta como o Webstagram para encontrar algumas contas populares em sua indústria.

Para começar, pesquise palavras-chave e hashtags relacionadas à sua marca. As melhores contas relacionadas àquela palavra-chave devem aparecer como resultados.

Seguir essas contas vai te levar a mais e mais concorrentes. Continue explorando até que você tenha seguido várias marcas similares à sua.

Seguir essas marcas não só te ajuda a roubar o público delas, mas também te ajudar a ficar de olho no que exatamente elas estão publicando.

E como roubar seguidores dos seus concorrentes? Engajando com eles.

Siga usuários individuais que estão comentando nas páginas dos concorrentes. Curta as fotos deles, deixe comentários ou envie mensagens diretas falando sobre a sua loja.

Faça eles te verem. Fale um pouco sobre sua marca e porque eles podem gostar dela.

Outra coisa útil é publicar imagens patrocinadas ou avaliações de produtos sempre que possível.

Publique imagens patrocinadas e avaliações de produtos.

Se você realmente quiser ter um impacto maior no Instagram, você precisa fazer contas maiores em sua indústria expor os públicos delas à sua marca.

Como você pode fazer isso?

Encontre alguns influenciadores e contas grandes em seu nicho. Se você tem uma marca de produtos de beleza, por exemplo, faça contato com alguns blogueiros de beleza e peça a eles um post sobre um produto.

Lembra dos concorrentes que você acabou de seguir? Tente criar uma lista de influenciadores que estão trabalhando com essas marcas.

É provável que eles também estejam interessados em trabalhar com você. Procure posts patrocinados com influenciadores nos feeds de seus concorrentes.

Depois, vá até as páginas desses usuários. Procure contas com grandes públicos e um endereço de email em seus perfis.

Quando um usuário coloca um endereço de email em seu perfil, isso geralmente significa que ele está interessado em compartilhar posts patrocinados.

Envie emails ou mensagens diretas à essas contas e pergunte qual é o preço regular para posts patrocinados. Tente criar um relacionamento com esses usuários.

Se eles estão dispostos a trabalhar com seu concorrente, provavelmente estarão dispostos a trabalhar com você.

Depois, faça uma planilha simples comparando o número de seguidores, o custo por post, o CPM, a média de curtidas por post e o número de seguidores dividido pela média de curtidas por post de cada conta.

 

 

 

Fonte: neilpatel.com