O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação/promoção juntamente com a monetização. Seu uso é recomendado principalmente para pessoas que já possuem audiência/público na internet – desde blogs, fanpages, listas de e-mail, – e também para aqueles que desejam vender produtos ou serviços online, desde lojas virtuais, startups, e-books, cursos online, etc.
Apesar de ser uma estratégia bem difundida e utilizada no exterior, é só agora que o Marketing de Afiliados vem tomando força no Brasil. Formado por três pilares principais, esse método é sadio para todas as partes envolvidas, e eu explico o motivo:
Primeiro pilar: formado pelo produtor, lojista ou vendedor, ou seja, por aquele que oferece algum serviço ou produto online ou que está divulgando algo na internet em busca de clientes;
Segundo pilar: formado pelo promotor/afiliado, ou seja, por aquele que torna-se responsável por divulgar os produtos para os consumidores – que são justamente o terceiro pilar;
Terceiro pilar: formado pelos consumidores, que são os responsáveis por comprar/obter os produtos e/ou serviços oferecidos.
E como essa estratégia é benéfica para as partes envolvidas?
Para o lojista ou produtor, o marketing de afiliados é uma estratégia de comunicação e divulgação. Para vender seu produto, ele poderia fazer anúncios pagos no Facebook Ads, no Google Adwords, ou em outra plataformas de anúncios, mas, ao invés disso, ele vai trabalhar com afiliados como mais um canal de comunicação com seu público. Além disso, o produtor passa a ter acesso a um mercado que ele não tinha anteriormente.
O afiliado se beneficia quando o cliente adquire o produto ou serviço, já que, a partir do momento que é feita a compra por causa desse intermédio, ele é remunerado por isso, ou seja, ele ganha um percentual das vendas que foram geradas por ele. Resumidamente, o afiliado consegue monetizar a audiência, ganhando dinheiro pelas recomendações e direcionamentos de tráfego que ele faz
O cliente poderia não conhecer o produto em questão – e passou a conhecer devido o bom trabalho do afiliado.
Devido ao grande aumento do engajamento sobre o Marketing de Afiliados, hoje já existem pessoas que descobriram o grande potencial desse método e trabalham “apenas” como afiliadas profissionais, ou seja, são responsáveis por venderem os produtos/serviços de outras pessoas por meio da internet, direcionando o tráfego e fazendo anúncios para esses produtores, – e ganham bastante dinheiro com isso, além de trazer os benefícios já citados ao produtor e ao consumidor.
E você, o que está esperando para investir no Marketing de Afiliados? O mercado está ao seu favor – e a projeção para os próximos anos é que não pare de crescer tão cedo.
Por Felipe Pereira, empreendedor serial, atua com projetos digitais desde 1997 e com educação desde 2001. É graduado em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, mestre e doutorando em Administração no PROPAD/UFPE.
Foto: Divulgação.