Como usar o Cenas nos Stories do Instagram [Reels]

O recurso Cenas, disponível nos Stories do Instagram, é uma ferramenta que está sendo testada no Brasil, como uma opção ao TikTok, a popular rede social de vídeos musicais divertidos. Com o Cenas, você pode fazer uma gravação ou subir um vídeo pronto, colocar o trecho de uma música e publica-lo como se fosse uma Story normal.

Observação: o Instagram está alterando o Cenas que, agora, é chamado de Reels, com objetivo de tentar cutucar o rei do parquinho em redes sociais: o TikTok.  A essência do Reels continua a mesma do Cenas, que permite criar clipes de 15 segundos.

A novidade é que agora os usuários poderão escolher mais opções na hora de compartilhar a criação, que poderá ir para o feed (ou timeline) do perfil, Stories, ser enviado como mensagem direta no Direct ou focar na aba Explorar.

Como usar o Cenas nos Stories do Instagram

O Cenas foi incluído nos Stories do Instagram em caráter de testes e só está disponível no Brasil, ao menos num primeiro momento. Ele possui uma série de recursos “inspirados” no TikTok, como gravar direto pelas câmeras ou fazer upload de um vídeo pronto, através da galeria do celular. Com ele, é possível ajustar a velocidade, o tempo de duração e inserir trechos de músicas, disponibilizados pelo Instagram.

  1. Abra o Instagram e na tela inicial, toque em seu avatar ou deslize a tela da esquerda para a direita;
  2. Dentro da ferramenta de criação de Stories, selecione a opção “Cenas” na parte inferior da tela;
  3. Toque no disparador para iniciar uma gravação usando as câmeras do celular, e toque novamente para parar;
  4. Nos ícones à esquerda, escolha um trecho de música e defina o trecho que deseja usar com o cursor;
  5. Entre outros comandos, defina a duração do vídeo e ajuste a velocidade;
  6. Para usar um vídeo salvo em seu celular, toque no ícone da Galeria/Rolo da câmera no canto inferior esquerdo e selecione-o;
  7. Após gravar um vídeo ou subir um pronto, toque no ícone “Fantasma” (o de duas caixinhas sobrepostas) para iniciar um novo vídeo que será sobreposto ao primeiro, ficando transparente;
  8. Feitos os ajustes, toque na seta à direita do disparador e envie o vídeo como uma Story normal, para todos os seguidores, para quem está na lista de melhores amigos ou para amigos específicos pelo Direct.

E pronto.

As cenas de maior destaque no Instagram são exibidas na aba “Explorar” (o ícone da lupa), em uma opção chamada “Principais cenas”. Aqui, você pode conferir cenas de outros usuários. Mas, diferente do TikTok, o Instagram Cenas não permite criar Duetos.

Por fim, você pode salvar suas Cenas de forma permanente através dos Destaques, como qualquer outra Story.

 

 

FONTE: tecnoblog.net