Seja no shopping, restaurante, praia, ou até mesmo no meio da rua, sempre há alguém fotografando algo com um smartphone.
As pessoas gostam de compartilhar e apreciar fotos diariamente, e as empresas mais inteligentes já perceberam isso.
Sabe o que elas fizeram? Criaram um perfil no Instagram, a rede social perfeita para quem acha que uma imagem vale mais que mil palavras no Facebook ou 140 caracteres no Twitter.
Eu não sei se a sua empresa sabe mesmo usar as redes sociais, mas está na hora de você saber por que o Instagram é uma boa plataforma online para muitos negócios e como o seu pode ser beneficiado com isso.
Por que usar o Instagram? Os números dizem tudo
Em dezembro de 2013, com 150 milhões de usuários, o Instagram mostrava um poder de engajamento 15 vezes maior do que o apresentado pelo Facebook, segundo dados do L2 Business Inteligence.
Isso significa que os usuários do Instagram tendem a curtir e comentar mais do que os usuários do Facebook.
Ao final de 2014 o Instagram dobrou o seu número de membros, chegando à marca dos 300 mil usuários que compartilham, todos os dias, mais de 70 milhões de fotos e vídeos.
Sabe o que isso quer dizer?
Que temos uma rede em crescimento com um belo potencial para aumentar as suas vendas. Mas calma, as notícias só melhoram.
Por se tratar de um aplicativo utilizado em dispositivos móveis, a taxa de conversão do Instagram é afetada positivamente por isso.
Estudos de 2013 mostram que 9 de 10 pesquisas feitas em dispositivos móveis levam a alguma ação, e que metade dessas ações termina em vendas.
E que tipos de negócios usam o Instagram?
Que tipos de negócios usam o Instagram
Boa parte dos negócios de sucesso no Instagram vendem produtos físicos, principalmente roupas, acessórios, produtos de beleza e comida.
No entanto, isso não é um problema para empresas que vendem produtos digitais ou que trabalham com prestação de serviços. Tudo depende de como você utiliza a plataforma.
Um bom exemplo disso é o perfil da MTV, canal de televisão que utiliza a rede social para apresentar os bastidores de seus programas.
Sim, essa é uma estratégia aplicada por muitas empresas: transformar o Instagram em uma “pulseira vip de acesso aos bastidores online”.
As empresas, ao fazer isso, conseguem estreitar seus laços com o público, que se sente mais íntimo. Isso gera mais confiança, aumentando o engajamento e, consequentemente, as vendas.
É claro que essa é apenas uma das formas de usar o Instagram para negócios.
Instagram para negócios
Há diversas formas de atrair os holofotes para a sua marca através do Instagram.
A Nike, por exemplo, utiliza o seu perfil para mostrar fotos de pessoas escalando montanhas, correndo pela rua ou praticando esportes e exercícios. Tudo isso com produtos da marca.
A ideia seguida nessa estratégia é a de gerar uma identificação com o público para assim aumentar o engajamento.
A seguir, confira algumas dicas de como utilizar o Instagram para negócios:
1- Use fotos dos seus seguidores
A ideia é simples e eficaz. Crie uma hashtag e faça que seus fãs postem fotos com essa hashtag. Essas fotos serão repostadas pelo perfil da sua empresa ou utilizadas para alguma ação que seja interessante para os fãs. Quer um exemplo?
O perfil da rede Starbucks posta todos os dias fotos marcadas por seus fãs por meio de hashtags.
A lógica é: tire uma boa foto com a marca Starbucks e você poderá aparecer no perfil oficial, com todos os créditos. É uma ótima maneira de promover a marca e criar relacionamento com o público.
Outra marca que faz um bom trabalho é a Free People, de vestuário feminino. A empresa costuma postar fotos de clientes com as roupas da marca, mas há um motivo para isso: mostrar a todos como as roupas ficam quando usadas por pessoas comuns, e não por modelos de propaganda.
Algumas das fotos são até mesmo utilizadas no site da empresa.
2- Mostre os bastidores do seu negócio
Já falei isso anteriormente, mas não custa repetir: conhecer os bastidores faz com que o público sinta uma sensação maior de intimidade com o seu negócio.
Qualquer negócio pode fazer isso. Basta passar uma imagem interessante.
3- Organize competições/sorteios envolvendo fotos
Uma empresa da área de cosméticos, a Benefit Cosmetics, reuniu fotos do Instagram, selfies de pessoas maquiadas com um de seus produtos.
As fotos selecionadas estavam com a hashtag da campanha foram montadas em um mosaico no site exclusivo que promovia o sorteio do produto.
Esse é um ótimo exemplo de como usar o conteúdo da plataforma fora dela.
4- Imite seus fãs
Anúncios que não têm cara de anúncio são os melhores. Uma boa forma de fazer isso é imitando o comportamento dos seus clientes, neste caso, a forma como eles tiram uma foto.
A imagem a seguir não é uma foto de um fã, e sim uma propaganda da própria marca.
5- Promova uma imagem
Você está numa rede social de compartilhamento de fotos. Aproveite essa oportunidade! A maioria das pessoas que está no Instagram quer ver fotos bonitas e interessantes, não importa da onde as imagens venham.
Essa é a grande vantagem que você tem ao usar os anúncios do Instagram: suas fotos só precisam ser bonitas ou interessantes o suficiente para quem está vendo.
A pessoa pode curtir e comentar a sua foto simplesmente por isso. Você ganha com prova social e pode até mesmo conseguir um novo fã.
Recapitulando
– O Instagram é uma ótima plataforma para quem quer aumentar o engajamento e criar uma personalidade para a sua marca por meio da interação com os fãs
– Por ser um aplicativo de dispositivos móveis a sua taxa de conversão tende a ser maior
– O Instagram tem 15 vezes mais engajamento do que o Facebook, mesmo sendo menor, e a plataforma de fotos ainda está crescendo
– Qualquer tipo de negócio pode usar o Instagram, e empresas com produtos físicos podem aproveitar ainda mais a plataforma
– Há 5 formas básicas de aplicar uma boa estratégia de engajamento no Instagram:
– Usar fotos dos seguidores
– Mostrar os bastidores
– Organizar competições e sorteios envolvendo fotos
– Imitar os seus fãs
– Promover uma imagem
O Instagram, assim como todas as outras redes, serve como uma fonte de tráfego, sendo uma das etapas da sua grande estratégia de vendas e construção de relacionamento online.
Lembre-se de que essa estratégia começa com um blog, que será a base dos seus negócios online.
Fonte: https://marketingcomdigital.com.br