Estamos cada dia mais dependentes das plataformas sociais e aparatos digitais. Isso é ruim? Não! De certa forma, estes dispositivos e ambientes vieram para facilitar as nossas vidas e aperfeiçoar nosso tempo e tarefas. Todavia, não são todas as pessoas que as utilizam de forma coerente e saudável.

A Prof. Dra. Martha Gabriel, autora do livro Marketing Digital para o Século 21, tem uma frase que gosto muito e que define exatamente o que descrevi acima: “a diferença entre o iluminado e o alienado é o tempo gasto com a tecnologia”. Ou seja, os dispositivos são os mesmos, contudo, a forma que eu o utilizo, é o que determinará o seu emprego e os meus resultados.
Você certamente deve conhecer aquela pessoa, que se denomina “administrador de grupo” que passa o dia inteiro compartilhando mensagens engraçadas, correntes, mensagens de cuidado, memes, entre tantas outras coisas que não possuem tanta utilidade no whatsapp. Ou estou mentindo?

Para que possamos utilizar essa ferramenta de maneira PRODUTIVA listei alguns pontos que podem beneficiar as nossas atividades mercadológicas – vou chamar de whatsapp marketing.

Utilize como ferramenta de relacionamento:
Salve os contatos dos seus clientes em agenda do mobile corporativo e os adicionem. Dê início à conversação por meio de um cumprimento gentil, que funcionará como espécie de permissão para a troca de mensagens. Antes de iniciar o relacionamento, pergunte se pode utilizar aquele ambiente. Utilize a plataforma para comunicar o seu cliente sobre procedimentos, fases da venda, pedidos, etc.
O follow up é muito comum nas áreas comerciais e de compras das empresas. Follow up é um termo em inglês que significa realizar um acompanhamento ao cliente. Um exemplo é quando um vendedor efetiva a venda de um produto e, depois de um certo tempo, liga para o cliente para saber se ele está satisfeito e como está fazendo uso do produto.

Utilize como ferramenta de prestação de serviço:
Sempre que precisar realizar um agendamento, fazer um novo pedido ou resolver um problema, é possível utilizar a plataforma para otimizar o tempo.

Utilize como ferramenta de propaganda:
Para divulgar seu portfólio de produtos ou promoções, o ambiente também é bem vindo, fique atento ao uso de imagens e vídeos – é recomendável resoluções menores para não pesar na hora do download.
Se seu canal for corporativo, recomenda-se um avatar com a marca da organização. No local para frase do ícone, inclua o e-mail ou telefone fixo na empresa.

Utilize como canal de vendas:
É possível iniciar o processo de vendas por meio da plataforma – com o preenchimento de fichas e test drives visuais, por exemplo. Obviamente o processo somente se concluirá no ambiente off line.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES:
Evite excessos de mensagens – isso pode incomodar o cliente, que em muitas das vezes não tem tempo para leituras desnecessárias.
Só inclua algum cliente em um grupo se tiver autorização prévia – caso contrário será invasão de privacidade.
Cuidado com a distração nos demais grupos – de minuto em minuto, isso poderá atrapalhar seu rendimento ao final do dia.
Por Fernando Coelho, especialista em Administração Estratégica certificado pela Universidade Estácio de Sá – RJ (2012). Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís – MA (2010). Formação Complementar e Didática Universitária e Coaching e Marketing pela Faculdade Laboro – MA. Experiências em comunicação e marketing de varejo com ênfase em planejamento de comunicação, mídia, marketing, pesquisa de marketing e comunicação institucional, já tendo atuado nos departamentos de marketing do Armazém Paraíba.

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