Entenda o que faz um profissional de Comunicação em Mídias Digitais e como é este mercado de trabalho.

Comunicação em Mídias Digitais é uma carreira que integra conhecimentos da área de comunicação com novas tecnologias, especialmente a internet, com foco na produção de conteúdo para os meios digitais.

Com a expansão do uso da internet e das redes sociais para fins de entretenimento e educação, o profissional que domina os conceitos e ferramentas necessários para a produção eficiente de conteúdo digital em textos, áudio e vídeo é cada vez mais valorizado.

A profissão Comunicação em Mídias Digitais

Comunicação em Mídias Digitais é uma profissão voltada à produção de conteúdo para meios digitais, como sites da internet, portais, redes sociais, revistas, rádios e canais de TV digital, assim como projetos que integram diferentes meios e linguagens.

Para isso, é necessário dominar conceitos básicos da comunicação social, além de técnicas e ferramentas de áreas como Design, Artes Visuais e Informática.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Comunicação em Mídias Digitais está em alta e a demanda por esses profissionais só tende a aumentar nos próximos anos.

Como a internet e as novas tecnologias de comunicação em geral precisam ser adotadas por empresas de todos os setores, para manter a competitividade perante a concorrência, os especialistas em mídias digitais são cada vez mais valorizados.

O salário médio inicial para a profissão fica em torno de R$ 2.006, mas pode aumentar consideravelmente conforme o profissional adquire experiência.

Além disso, o trabalho freelance nesse ramo é muito comum, permitindo alcançar uma remuneração bem mais alta do que em cargos fixos.

Áreas de atuação

Dentre as áreas em que o profissional de Mídias Digitais pode escolher atuar, destacam-se:

  • Desenvolvimento de games interativos para entretenimento e educação.
  • Novas formas de expressão artística mediadas por tecnologias, como arte interativa e arte eletrônica.
  • Desenvolvimento de meios pedagógicos para o ensino a distância.
  • Operações via internet em empresas e indústrias.
  • Disseminação de informações governamentais ao público via meios digitais.
  • Produção de conteúdo em jornais online multimídia.
  • Fotografia, criação artística e programação visual em revistas especializadas.
  • Rádios digitais.
  • Desenvolvimento de produtos e serviços nas áreas de infografia e multimídia.
  • Transmissões digitais e programação interativa em TVs.
  • Produtoras de cinema e vídeos digitais.
  • Gravação, produção de efeitos e masterização de áudios digitais.
  • Fotografia digital.
  • Editoração gráfica.
  • Assessoria de imprensa.
  • Publicidade e propaganda com foco em divulgação online.
  • Criação e manutenção de páginas e sites na Web.

O que estudar para trabalhar com Comunicação em Mídias Digitais

Uma das opções de formação na área é o curso de Comunicação em Mídias Digitais, oferecido nos graus bacharelado e tecnológico por algumas instituições.

O currículo da graduação varia bastante conforme a faculdade, mas, de modo geral, traz disciplinas básicas de Comunicação (Teorias da Comunicação, por exemplo) e matérias específicas ligadas às mídias digitais, como Fotografia Digital, Áudio, Edição de Vídeo etc.

Alternativas ao curso de Comunicação em Mídias Digitais

Por ser um curso relativamente novo e bastante específico, são poucas as instituições no país que ofertam Comunicação em Mídias Digitais.

Porém, há outras graduações que dão uma formação mais ampla ao estudante e também permitem trabalhar com as novas tecnologias midiáticas digitais, são elas:

  • Comunicação Social
  • Publicidade e Propaganda
  • Jornalismo

Outros cursos que permitem atuar em segmentos específicos da comunicação digital são:

  • Marketing Digital
  • Produção Multimídia
  • Produção Audiovisual
  • Jogos Digitais

Fonte: www.guiadacarreira.com.br