Assessoria de imprensa é uma área que busca criar uma boa relação com canais de informação e, assim, gerar mídia espontânea para a marca. Muito utilizada na divulgação de produtos e eventos, ela também é crucial no gerenciamento de crises. Saiba mais sobre sua definição, benefícios e relação com marketing digital!
Alguma vez você se perguntou o motivo de um meio de comunicação noticiar o lançamento de um produto mesmo sem receber qualquer tipo de verba publicitária?
Caso tenha procurado essa informação, você provavelmente se deparou com menções ao trabalho de uma assessoria de imprensa.
Sim, uma das funções desse profissional é conseguir divulgação espontânea nos principais canais utilizados pelo público do negócio.
Dessa forma, o setor de assessoria se mostra essencial para que, não só os produtos, mas também as ideias da empresa sejam divulgadas para possíveis consumidores. Com a imagem que o cliente forma em relação à empresa se tornando cada vez mais importante, é impossível desprezar a atuação de um assessor de imprensa.
Para nos aprofundarmos no conceito e explicar melhor como esse departamento é fundamental para uma companhia, elaboramos este artigo. Nele, você também vai entender o papel de um profissional da área e a forma como o marketing digital pode se tornar um aliado. Continue a leitura!
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma das atividades que compõem a comunicação de uma empresa ou instituição.
Se procurarmos por um objetivo principal desse setor, podemos citar a busca por mídia espontânea a partir de um bom relacionamento com profissionais responsáveis por criar conteúdo para veículos de comunicação.
Essa mídia espontânea se trata, no melhor dos cenários, de comentários positivos sobre a marca ou mesmo da divulgação de eventos e produtos.
Ela pode, porém, ser empregada para moderar críticas sofridas por agentes externos, o que acontece frequentemente em casos de gerenciamento de crises.
Pegue como exemplo o Starbucks, que em 2018 viu seu nome envolvido em um episódio um tanto indesejável.
Aconteceu dentro de uma das unidades da rede na Filadélfia, cidade dos Estados Unidos. Dois homens negros foram vítimas de racismo e identificaram o agressor como um dos funcionários do estabelecimento. Um vídeo do ocorrido rapidamente viralizou na internet e, como esperado, colocou a reputação e credibilidade da marca na berlinda. Foi aí que entrou a assessoria.
De forma ágil, uma nota assinada pelo CEO Kevin Johnson foi enviada à imprensa. O conteúdo admitia um erro grave e anunciava medidas claras para evitar qualquer tipo de reincidência.
Pouco depois, o Starbucks anunciou o fechamento de todas as suas lojas durante um dia inteiro, a fim de treinar todo o corpo de colaboradores para agir contra casos de discriminação.
No caso citado, a assessoria agiu de forma estratégica para reduzir o dano causado à imagem da empresa.
Ao enviar a nota para canais de comunicação, a companhia pôde dispor de todo o alcance de diversos jornais, revistas e sites para informar o público acerca de seus valores e ideais. Isso é, essencialmente, o que define o trabalho de um assessor de imprensa.
O que faz um assessor de imprensa?
Por trás de todo o processo de relacionamento com a mídia está o assessor de imprensa.
Em sua maioria, esse profissional conta com uma formação em jornalismo ou relações públicas, embora isso não seja regra em todos os casos.
Diferentemente do publicitário, o assessor não trabalha com a compra de espaços para divulgação; como já vimos, ele os busca de outra forma.
Para garantir a eficiência de seus esforços, é essencial que o ocupante do cargo conte com um profundo conhecimento sobre seu empregador, além de ter facilidade para lidar com a imprensa e uma boa noção sobre as características do mercado e concorrentes.
Entre suas funções, está a elaboração de estratégias de comunicação, que determinam quais veículos e editorias devem ser priorizados no lançamento de informações para divulgação, que são chamadas de press release.
Também está no seu escopo de atuação o acompanhamento de entrevistas e o follow up com jornalistas .
Quais são seus benefícios para as empresas?
Como vimos anteriormente, contar com uma assessoria de imprensa pode ser vital para o gerenciamento de crises.
Em tempos de marketing 4.0, em que a imagem passada pela empresa é vista como crucial pelo consumidor, essa área da comunicação é imprescindível para o negócio. Mas não só da dissolução de problemas vive o assessor.
Sua atuação é fundamental, por exemplo, para o lançamento de novos produtos. Quem não lembra de Steve Jobs, que realizava enormes coletivas de imprensa antes de lançar qualquer uma de suas novidades? No dia seguinte era garantido que os novos itens estampariam jornais mundo afora.
Então, além da divulgação, podemos citar a redução de custos como outra das vantagens de um bom relacionamento com veículos de comunicação.
Afinal, com uma boa estratégia, é possível conquistar um espaço na mídia que, de outra forma, custaria uma fortuna.
Como uma das características do consumidor 4.0 é encarar abordagens publicitárias com crescente desconfiança, o fato de conquistar uma difusão espontânea de suas ideias proporciona ainda um crescimento na autoridade e credibilidade da marca.
Como o marketing digital pode ajudar?
Assim como muitas outras áreas, a assessoria se beneficiou muito com a propagação do marketing na internet.
Para começar, as redes sociais possibilitam uma comunicação muito mais simples e eficiente com jornalistas relevantes.
Além disso, você pode otimizar seus press releases para SEO, incluindo palavras-chaves e hiperlinks que levem até algum de seus conteúdos.
Dessa maneira, além de possibilitar maior entendimento ao jornalista, é possível potencializar o tráfego em seu blog.
Se você conta com uma estratégia de marketing de conteúdo, esses comunicados para imprensa podem se converter em materiais com bom potencial de engajamento.
Outra prática interessante é incluir no seu site uma sessão de clipping, reunindo as melhores menções que a empresa recebeu de canais jornalísticos. Esse conteúdo pode ainda ser replicado em newsletters e posts em redes sociais.
Se antes uma boa parte da atividade da assessoria de imprensa era resumida ao envio de pautas para jornalistas na esperança de despertar seu interesse, hoje o cenário é diferente.
Com a velocidade que qualquer informação é disseminada no cenário atual, contar com um profissional pronto para intervir de forma estratégica em defesa da imagem da marca é um fator fundamental.
Dessa forma, a empresa tem a oportunidade de lidar agilmente com crises e, por meio da geração de mídias espontâneas, conquistar um grande espaço para divulgação de suas ideias e produtos sem precisar investir pesado em publicidade.
Fonte: https://rockcontent.com