Estar nas mídias sociais não é garantia de sucesso. Há uma série de regras que devem ser levadas em conta, por isso a importância de contratar uma empresa especialista é fundamental.

Um dos erros que a empresa pode estar cometendo podem ser alguns desses que estão listados a seguir:

Ser falso ou pouco autêntico

Segundo Camila Porto, é preciso que toda marca tome cuidado para não ser falsa. “As pessoas sabem quando a marca faz alguma coisa só para pegar carona em uma situação, por isso é preciso ser verdadeiro”, explica. Autenticidade é primordial para a imagem de um produto.

Achar que anúncio é máquina de fazer dinheiro 

Camila ressalta que muitos empreendedores pensam que, ao anunciar no Facebook, terão vendas automáticas. “É preciso ter uma estratégia e saber o que está fazendo. Qualquer pessoa pode fazer um anúncio, mas fazer com que ele dê resultado é mais complicado”, resume.

Comunicar-se nas redes sociais diferente “da vida real”

No caso de negócios físicos que atuam nas redes sociais, a especialista ensina que é preciso haver um alinhamento da linguagem online e a forma de se comunicar nos meios off-line. “Não adianta agir de uma forma no Facebook e de outra maneira na loja”, exemplifica.

Conhecer o público-alvo superficialmente 

Camila Porto explica que é preciso conhecer o público com mais profundidade que apenas saber faixa etária e classe social. “Precisamos ir mais fundo e saber dos desejos, medos, sonhos e necessidades que podem ser atendidas pela sua comunicação, e que vão além do produto em si”, destaca.

Não se relacionar

A especialista resume que rede social é feita para se relacionarem uns com os outros. “Ninguém entra nas redes sociais para comprar, mas para se relacionar, e como o relacionamento faz parte da venda, ninguém compra de uma empresa ou pessoa que não conhece”, ensina Camila, que ressalta a importância de oferecer informações e criar um sentimento de comunidade antes de querer vender.

Fazer apenas “propaganda” no Facebook

Camila Porto avisa que um dos maiores erros de uma marca é publicar apenas divulgação, promoções e produtos nas redes sociais. Redes sociais não são vitrines, explica. “Publique o conteúdo que seu público deseja ver e construa uma boa relação com ele”.

Não responder as comentários

Como a rede social foi feita para interagir com o público, é um problema muito grave quando a página não responde aos comentários e às mensagens. “Não basta responder, é preciso responder o mais rápido possível, e de preferência com a informação que a pessoa busca”, ensina.

Achar que sabe tudo sobre redes sociais

Lembrando que o mundo das redes sociais está sempre mudando, Camila Porto reforça que é preciso conhecer e estudar sempre mais. “Não importa o quanto você sabe sobre anúncios e conteúdo das redes, é preciso estar atento às novidades, e também às mudanças de regras dos anúncios, por exemplo”, ensina.

Mentir e não dar ouvidos aos clientes 

Na hora de se relacionar com o cliente, Camila destaca que é importante nunca mentir e nem fingir que o cliente não tem razão. “Fale sempre a verdade, mesmo que isso signifique dizer que você não sabe ou que a empresa errou”, destaca. A especialista adverte que fingir que uma reclamação não aconteceu pode acarretar em consequências graves.

Fonte: adnews.com.br