Esta é a cor de 2017, segundo a Pantone: O tom de verde, conhecido em inglês como “greenery” (folhagem, em inglês) ou pelas siglas 15-0343 TCX, foi a escolha da Pantone, empresa referência em cores, para representar 2017.

A escolha é feita com base em análises de tendência na indústria e no design – levando em consideração manifestações tão diversas como moda, arquitetura e arte urbana. A empresa também tem critérios subjetivos, como a percepção de humor e sentimentos das pessoas.

Segundo a empresa, a escolha reflete o atual momento da sociedade. O Greenery foi selecionado para “nos oferecer a tranquilidade que nós ansiamos em meio a um ambiente político e social tumultuado”, segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Ao “New York Times”, ela afirmou que o mundo de hoje é tenso e estressado e o tom escolhido remete à reconexão, revitalização, renovação e à refrescância. O verde, de maneira geral, é um tom associado à esperança, saúde e à natureza.

A empresa defende que a cor faz os consumidores “respirarem, se oxigenarem e revigorarem” e se reconectarem com o meio ambiente.

Por que escolher uma cor do ano

A Pantone é referência por seu sistema de cores largamente usado na indústria gráfica. Escolhe todos os anos um tom que possivelmente ditará as paletas de cores nas roupas, em produtos e no design em geral. O tom de verde da Pantone para 2017 já começou a aparecer na moda e em carros, por exemplo.

Não há, no entanto, nenhuma estratégia de marketing específica para o tom. Também não há nenhum tipo de estudo que avalie se a cor escolhida realmente pegou. A escolha da empresa, no entanto, costuma repercutir principalmente na indústria da moda.

Em 2016, o tom escolhido foi, pela primeira vez, a mistura de duas cores: um rosa suave chamado Rose Quartz e um lilás chamado Serenity.

Em 2015, a cor havia sido o marsala, um tom de vinho fechado

Fonte: nexojornal.com.br