Funil perpétuo ou lançamento?

Colocar seu produto digital para vender como lançamento ou perpétuo é a decisão que pode mudar o rumo do seu faturamento, de como as pessoas reagem às suas propostas e até mesmo quais habilidades de marketing você deve desenvolver!

Por isso, neste texto, vamos te ajudar a entender quais são as vantagens e desvantagens das duas principais formas de divulgação e venda de um produto digital: o funil perpétuo e o lançamento.

Para isso, vamos começar a entender as diferenças entre cada uma dessas importantes estratégias.

O que é um produto de venda perpétua?

Também conhecido como evergreen, o formato perpétuo é basicamente a prática de vender seu produto ou solução todos os dias, sem fechar carrinho!

Produtos perpétuos são aqueles que encontram uma demanda possível de se atender no dia a dia e costumam ter crescimento mais linear.

As vantagens do funil perpétuo para o seu negócio

A primeira grande vantagem é a previsibilidade de caixa, uma vez que você passa a ter conhecimento sobre períodos e médias de faturamento em cada momento do ano.

Além de saber, em média, quanto você vai vender por mês rodando no fluxo de sempre, também fica muito mais fácil testar melhorias de estratégia e coletar resultados com risco reduzido.

Em um funil perpétuo, novos clientes entram o tempo todo e você também consegue oferecer opções de upsell ou downsell para aumentar o lifetime value de seus compradores e também otimizar seus custos de aquisição.

Esse tipo de estratégia também beneficia o relacionamento com afiliados que podem otimizar campanhas e formatos sempre que quiserem, conseguindo reduzir tempo médio na decisão de compra e trabalhando ofertas em datas especiais.Otimizar tráfego em produtos perpétuos também é mais fácil e barato que em lançamentos, já que as rotinas de conteúdo auxiliam a venda orgânica e os anúncios frequentes geram maior volume de informações que tornam as segmentações bem mais assertivas!

As desvantagens do funil perpétuo

Vamos combinar que nem tudo é perfeito, né!

Se você quer vender o ano todo, vai ter que trabalhar com aquisição de leads e clientes o ano todo também!

Vender com argumento de escassez passa a ficar mais complexo e a concorrência entre seus melhores afiliados pode ficar acirrada, causando a saída de alguns bons parceiros.

Esteja ciente que seu afiliado não vai promover seu produto para sempre. Logo, será preciso criar ações frequentes para melhorar a retenção de bons afiliados e atrair novas pessoas que possam vender seu produto.

É principalmente nos produtos perpétuos que o trabalho do gerente ou gestor de afiliados faz total diferença!

Ao focar demais na performance diária de um produto perpétuo, muitos produtores podem esquecer de desenvolver o restante do funil e pensar em próximos produtos para a audiência, gerando uma dependência total de um único produto.

E convenhamos: quem tem um produto só não tem um negócio. Tem um produto.

E o que é um lançamento?

O lançamento lembra um vestibular: o produto fica disponível para vendas apenas durante um determinado período de tempo e, se a pessoa não realizar a compra naquele momento, terá que esperar uma nova oportunidade.

As vantagens de realizar um lançamento do seu produto digital

Enquanto o sentimento de escassez não é forte em um produto perpétuo, no lançamento, é uma das suas principais armas, em conjunto com a demanda reprimida.

A grande característica do lançamento é o crescimento exponencial de vendas.

Como o carrinho fica aberto apenas por um curto período de tempo, você pode gerar a sensação na pessoa que, se ela não tomar a decisão de se inscrever naquele momento, ela vai perder uma oportunidade que tão cedo não deve surgir novamente – e isso tem uma forte influência no comportamento de compra das pessoas.

Outra vantagem do lançamento é que você não precisa trabalhar o ano inteiro na venda deste projeto. Tudo que você precisa fazer é um esforço concentrado em um determinado período de tempo, como três ou quatro meses, para engajar audiência e obter um ótimo resultado no seu lançamento.

E isso reflete também no tamanho do resultado obtido: em um lançamento, diferente de um produto perpétuo, você consegue vender muito mais em menores intervalos de tempo, podendo obter um resultado mais rápido para o seu negócio.

O lançamento é uma ferramenta espetacular para entrada de capital em sua empresa!

É comum que lançamentos trabalhem ticket médio acima de produtos perpétuos, por causa da oportunidade escassa.

Um lançamento bem executado pode levantar fundos suficientes para que você consiga reinvestir no crescimento ou segurança financeira do seu negócio, talvez até mesmo metas de faturamento!

As desvantagens do lançamento

Enquanto a concentração de esforço e ganhos de um lançamento são vantagens desse modelo de divulgação, isso também é uma desvantagem que você precisa ficar atento.

Ao apostar em lançamentos, existe um grande risco de o comportamento da audiência ter mudado completamente e suas vendas fracassarem.

Como os ganhos são concentrados em pequenos períodos de tempo, você precisa tomar um cuidado maior com as suas finanças. Afinal, você não vai receber dinheiro o ano inteiro com este projeto, e precisa se organizar para garantir que não vai faltar dinheiro quando precisar.

Outra desvantagem do lançamento é que você precisa realizar um grande esforço em pouco tempo e talvez não consiga executar todos os passos necessários em um prazo hábil.

Em muitos casos, é comum que a equipe não consiga suportar a demanda que chega em suporte técnico.

Qual estratégia tem o melhor retorno?

A resposta para essa pergunta depende de como você pretende administrar o seu negócio digital.

Na hora de definir a sua estratégia, é importante prestar atenção em como os seus ganhos vão ser distribuídos ao longo do ano.

É sempre bom repetir: em um lançamento, você consegue obter um retorno maior em um período menor de tempo.

Já em um produto em funil perpétuo, o ganho total está diluído ao longo do ano.

 

Fonte: blog.hotmart.com