Identidade é coisa séria! É isso que caracteriza cada indivíduo: ela reflete as suas crenças, os seus sonhos e o caminho já percorrido por você. E quando o assunto é a sua empresa, isso não é diferente.

No contexto corporativo, a chamada identidade visual é a maneira como os seus atuais e potenciais clientes enxergam o seu negócio, reconhecem o seu trabalho e desenvolvem relações de proximidade ou repulsa.

Investir na criação e manutenção de uma identidade visual de qualidade é essencial para atrair clientes, construir uma boa reputação e ter o reconhecimento do público. Quer saber como criar a identidade perfeita para o seu negócio? Confira esse pequeno guia com algumas dicas que vão ajudar você nesse processo!

Por onde começar?

Se a sua empresa já está no mercado ou ainda é um projeto, o caminho é o mesmo: buscar profissionais de design capacitados para promover o estudo de identidade. Os itens que formam a identidade visual são variados e demandam atenção e cuidado ao serem desenvolvidos.

O logo talvez seja o item mais importante e de maior reconhecimento. Ele deve representar o serviço que a sua empresa presta e os valores e objetivos relacionados a ela. A escolha das cores precisa estar alinhada com os conceitos que norteiam o desenvolvimento empresarial para que passem exatamente a mensagem que se deseja.

O público-alvo do negócio também precisa ser analisado para que se possa entender como a sua buyer persona se relaciona com o estilo de comunicação que está sendo desenhado. Falar a coisa certa para a pessoa certa é o que garante o sucesso da sua comunicação.

Colocando a sua marca no mundo

Depois de desenvolver o conceito da identidade visual e criar a papelaria da empresa, a sinalização interna e até o uniforme da equipe, chega a hora de divulgar o seu trabalho. Para ajudar nesse processo, a internet é uma ferramenta poderosa, e é essencial que a identidade da sua marca também esteja presente no espaço digital.

A sua página na web deve seguir o padrão de cores, fontes e estilo desenvolvido para a identidade visual. Para garantir que a presença da sua empresa nas redes sociais seja eficiente e atraia clientes, além do conteúdo de qualidade, a consistência visual entre as publicações precisa ser mantida. A mesma regra vale para a produção de materiais para vídeos, anúncios e promoções.

Manutenção da identidade visual

Tão importante quanto desenvolver e divulgar a identidade da sua marca, é mantê-la! Para que haja respeito ao padrão de cores e formas estabelecido, é preciso monitorar as aplicações realizadas. Na parte de comunicação off-line, as gráficas escolhidas para a impressão de materiais devem ser de qualidade, e cada novo lote de produtos deve ser conferido para a garantia da fidelidade das cores.

Na área digital, a uniformidade da cor é mais delicada, pois varia de acordo com as características do dispositivo usado. Telas de computadores, celulares e tablets sofrem variações que impossibilitam um controle preciso da cor. Mesmo assim, deve-se manter o padrão de formas, estruturas e padrões definidos.

 

 

Fonte: flammo.com.br