Maiores tendências de Marketing Digital para 2021

Bora conferir as tendências de Marketing Digital para saber como alguma delas pode lhe ser útil? Bora!

Na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias, surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos e programas para atender ao usuário. Por isso, as empresas que investem em ações de Marketing Digital devem se adaptar aos hábitos e costumes de seus consumidores, ficando de olho nas tendências.

1. Marketing de conteúdo

Se você acompanha o cenário de Marketing Digital há algum tempo, certamente está familiarizado com o termo marketing de conteúdo. Apesar de frequentar o topo das listas de estratégias mais utilizadas desde 2013, a tendência é que continue como maior fonte de tráfego da web.

Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam essa estratégia em suas ações de marketing. O mix de conteúdo também pode ser um grande diferencial. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores na web.

Podemos dizer que a postagem de conteúdo em blogs continua sendo uma das principais e mais eficientes “iscas” para atrair o público-alvo, aumentando em 2 vezes a média mensal de visitas. É por meio do blog que a empresa mostra a sua autoridade em determinado tema e esclarece maiores detalhes sobre os seus serviços.

Como o marketing de conteúdo continua demonstrando o seu valor, por meio das pesquisas sobre publicidade online, ele entra em 2021 com todo o vigor. Um dos formatos que prometem gerar um volume ainda maior de engajamento são os posts nas redes sociais.

2. Mobile marketing

Atualmente, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis. No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que, em 2021, esses números se tornem ainda mais impressionantes. Portanto, é indispensável considerar o mobile marketing na execução das ações do seu negócio.

Sites sem design responsivo certamente perderão clientes e, se você investe em anúncios online, é essencial começar a utilizá-los também em plataformas voltadas aos dispositivos móveis.

A tendência que observamos crescer e que manterá esse ritmo no próximo ano é o uso de aplicativos. O Brasil está na segunda posição mundial da lista de países que usam mais aplicativos por mês. Fica claro que empresas que investirem nos aplicativos fomentarão as suas estratégias de Marketing Digital.

3. Vídeo marketing

A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência forte para 2021. A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.

Páginas institucionais em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Vimeo também podem ser uma boa pedida. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.

4. Big Data

A coleta de dados é um dos grandes diferenciais quando se trata de prever e analisar o posicionamento de mercado. Os dados mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.

Isso torna o relacionamento entre a empresa e o cliente uma via de mão dupla, na qual as reações dos consumidores são registradas em tempo real. Então a instituição as analisa, correspondendo com incrível empatia e rapidez.

De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento na coleta de dados deve crescer em torno de 50% no próximo ano, gerando uma receita de 187 bilhões de dólares para esse setor. Fica bem óbvio o quanto essa tecnologia traz bons resultados para as empresas atentas às tendências de Marketing Digital.

5. Automação

A automação de processos é um dos fatores que mais contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios. No Marketing Digital não é diferente. Ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM continuam se apresentando como poderosas aliadas dos empreendedores digitais para 2021.Porém, a pesquisa Martech 2018 revelou que 69,9% das empresas entrevistadas já têm uma ferramenta de automação. Com isso, conseguiram gerar mais leads do que aquelas que utilizam um software específico. Isso sem falar da elevada taxa de conversão de visitantes em leads (1,1%, contra 0,7% das empresas que não usam uma ferramenta de automação).

 

Fonte: www.organicadigital.com