As plataformas de mídia social mudam com uma frequência assustadora hoje em dia.

Durante anos, o Instagram foi um refúgio de postagens cronológicas que garantiam o engajamento desde que você agendasse seu post de maneira correta e compartilhasse algo interessante.

Mas essa realidade mudou.

Alterações recentes oferecem aos usuários mais controle sobre seus feeds, o que significa que pode ser mais difícil interagir com seu público.

Os usuários do Instagram podem ver postagens mais recentes, mas não existe garantia de que eles vão ver seu conteúdo.

Isso significa que você vai precisar mudar sua abordagem se quiser ficar no topo do Instagram.

E para fazer isso, você precisa saber o que realmente funciona para outras marcas que aprenderam como se faz.

Este post vai mostrar nove maneiras de fazer isso.

Mas primeiro você precisa entender o cenário atual do Instagram e como isso afeta sua marca.

Quebrando a paisagem do Instagram

Em 2016, o Instagram anunciou seu interesse em melhorar os momentos que você mais se envolve com seu feed.

Desde então, os profissionais de marketing buscam maneiras de otimizar seu conteúdo e ficar à frente do algoritmo do Instagram para manter os níveis de engajamento altos.

Como você não tem mais a garantia de aparecer em um feed cronológico, é preciso encontrar uma maneira criativa de ficar na frente do público online.

E, como indica o comunicado de imprensa, o algoritmo atual do Instagram filtra o conteúdo com base no comportamento anterior do usuário.

Então, teoricamente, quanto mais seu público interagir com sua marca, mais eles vão ver suas postagens.

Isso não é exatamente uma boa notícia para a maioria dos profissionais de marketing.

A tendência esmagadora é tratar o engajamento como a métrica número um no Instagram, e todas essas mudanças fizeram com que o engajamento diminuísse.

Por isso, o sucesso no Instagram exige que as marcas encontrem novas maneiras de continuar criando engajamento e contagem de seguidores.

Mas, para começar a se envolver com os usuários do Instagram, você precisa saber quem eles são e como são.

Em primeiro lugar, os usuários do Instagram são na grande maioria jovens.

Seu público são principalmente os millennials, e eles têm padrões de compras diferentes das gerações anteriores.

E talvez ainda pior, o usuário médio perde mais de 70% de seu feed.

Isso significa que até mesmo seu melhor conteúdo não tem garantia de aparecer ao seu público, não importa o que você faça.

Então, se é tão difícil conseguir visualizações e engajamento, por que insistir no Instagram?

Para entender isso, você precisa entender o poder de marketing do engajamento visual.

Segundo a pesquisa, as imagens são uma forma mais sustentável de compartilhar informações e notícias.

Nós guardamos muito mais informações das coisas que vemos, o que significa que os recursos visuais são importantes.

Isso faz do Instagram, um canal basicamente visual, uma parte fundamental da presença digital de muitas marcas.

Marcas que criam itens visualmente atraentes ou artesanais geralmente confiam no Instagram para interagir com seu público quando vão blogar.

Eles usam o Instagram como parte essencial de seu funil de vendas de mídia social, então o sucesso nessa plataforma é a vida ou morte.

E estudos mostram que as pessoas compram itens que veem nas mídias sociais o tempo todo.

Mais de 42% dos usuários de mídia social fizeram uma compra simplesmente porque viram no feed.

Portanto, encontrar uma maneira de quebrar o algoritmo a seu favor e aumentar seu engajamento pode ajudar sua marca a impulsionar as vendas pelo Instagram.

E para fazer isso, você precisa criar um conteúdo que chegue até seu público e estimule a interação entre seus seguidores e sua marca.

Felizmente, existem muitos métodos comprovados que permitem que você faça isso regularmente.

As nove soluções deste post são métodos comprovados por dados e aprovados pela marca para aumentar o engajamento.

E o primeiro que você pode começar a usar agora.

Solução#1: Use o Instagram Stories

O Instagram Stories é o elemento do Instagram no Snapchat que permite aos usuários criar e compartilhar conteúdo que desaparece depois de 24 horas.

Lançado no final de 2016, se tornou rapidamente o favorito de marcas e usuários para compartilhar seus dias com seus seguidores.

Em outubro de 2017, mais de 300 milhões de usuários estavam criando Stories diariamente.

Além disso, cada vez mais profissionais de marketing estão usando Stories para ajudar a impulsionar o engajamento com sua marca.

Mas os Stories são realmente uma maneira eficaz para as marcas interagirem com seu público?

A resposta é sim.

A marca de estilistas Revolve usou o Instagram Stories para criar e compartilhar campanhas poderosas em seu perfil.

No estudo de caso acima, eles lançaram sua campanha #Revolveme.

O objetivo disso foi encontrar e compartilhar conteúdo gerado pelo usuário que estivesse usando sua marca.

Os clientes podem comprar roupas e, em depois, postar suas próprias fotos com a hashtag #revolveme na esperança de serem exibidas nos Stories da marca.

Embora você pense que a maioria dos Stories que eles compartilham parecem modelos profissionais, a realidade é que eles são todos enviados pelo usuário.

Isso significa que eles não estão compartilhando apenas o conteúdo de seu público, mas também estão obtendo conteúdo gratuito e de alta qualidade ao mesmo tempo.

 

 

Fonte: neilpatel.com