Já aconteceu com você: de estar no caixa de um supermercado e a atendente não conseguir fazer a leitura do código de barras da etiqueta de um produto – devido a ele estar amassado ou ter sido colocado de forma que dificulte a sua leitura?.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, no qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa. Mas, por que isso ocorreu? Porque foi devido a alguém que se esqueceu de avisar ao encarregado da colocação das etiquetas que se não forem colocadas corretamente irá dificultar o trabalho dos atendentes dos caixas – uma vez que eles terão que digitar todo o código, que não é nem um pouco pequeno e que, em muitas das vezes, está ilegível devido à sua colocação incorreta no produto.
Você deve estar se perguntando: Ok, tudo bem! E o que isso tem a ver com marketing integrado? E eu respondo: tudo! Porque uma empresa é como se fosse um sistema no qual cada funcionário é como se fosse uma engrenagem e são essas engrenagens que farão o sistema funcionar. Basta uma engrenagem dar pane para que o sistema funcione mal ou, até mesmo, deixe de funcionar.
Mas, afinal o que é marketing integrado? É quando em uma empresa todos os integrantes – de todos os setores: da equipe de manutenção ao CEO – estão concentrados e focados nos objetivos e atividades que levam a uma relação duradoura com o consumidor, por meio da satisfação das necessidades e desejos dos clientes, ou seja, todas as atividades de uma empresa têm que ser focadas nos clientes, porque eles são o centro das atenções.
Outro exemplo: você já imaginou um hospital em que as equipes médicas são muito competentes; porém, as equipes que trabalham nos bastidores – como as equipes que são responsáveis pela limpeza das instalações do hospital deixam muito a desejar? Certamente, por mais dedicados que forem os médicos não será o suficiente, porque esse hospital terá problemas de saneamento que irão afetar os pacientes.
Na clínica Mayo, situada nos Estados Unidos da América, sendo que as três maiores unidades estão nos estados do Arizona, Minessota e na Flórida, tem como norma para a contratação de novos funcionários o seguinte: uma vez contratados, os novos funcionários passam por um processo de orientação projetado para reforçar a mentalidade de que o paciente está em primeiro lugar.
O programa para quem não é médico – sejam porteiros, faxineiros, contadores ou enfermeiros – visa ajudar o pessoal em geral a compreender de que maneira seu trabalho afeta o tratamento e o bem-estar dos pacientes.
Uma vez que se o pessoal da limpeza não mantiver boas as condições sanitárias, será bem provável que a saúde dos pacientes poderá ser comprometida, por melhor que seja o tratamento médico recebido.
O marketing integrado é tão importante que, certa vez, David Packard, cofundador da Hewlett-Packard, disse o seguinte: “O marketing é importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing”.
Em seu livro “O marketing sem segredos”, Philip Kotler – considerado a maior autoridade mundial em marketing – escreveu com muita propriedade o seguinte: “Uma empresa pode ter o melhor departamento de marketing do mundo e fracassar na área de marketing. Por quê? Porque as pessoas da produção podem fazer produtos de má qualidade, o departamento de expedição pode atrasar a entrega, o departamento de contabilidade pode imprimir faturas imprecisas… tudo isso fará a empresa perder clientes”.
Portanto, é extremamente importante que as empresas desenvolvam uma cultura empresarial com foco no marketing integrado, pois procedendo dessa forma a responsabilidade pelo marketing da empresa não fica, somente, com o departamento do marketing, mas, sim, com todos os setores da empresa.
Assim, se a sua empresa não tem o marketing integrado providencie, imediatamente, porque todos os setores deverão ter a mentalidade de que o cliente está em primeiro lugar.
Fonte: Roberto Morais Batista, tem MBA em Marketing, Mestre em Ciências Militares, autor do livro de empreendedorismo: MONTANDO E MANTENDO O $EU PRÓPRIO NEGÓCIO, e atuou nas áreas de Marketing, Gestão da Qualidade, Finanças, Auditoria, Contabilidade e Orçamento Público Federal. | Administradores.com.br
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