Para começarmos a falar de Marketing Pessoal nas mídias digitais precisamos primeiramente entender o que é MARKETING.

Kotler (2013 p, 03), afirma que Marketing, envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para American Marketing Association (2013 p, 03), Marketing é, a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes e sociedade como um todo.

Em mundo altamente globalizado e competitivo, para nos diferenciarmos entre várias pessoas com a mesma experiência profissional ou até mesmo educacional, temos a ferramenta do MARKETING PESSOAL que é uma promoção pessoal, ou seja, uma diferenciação de perfis.

Muitas pessoas pensam que Marketing Pessoal é somente dentro das empresas, faculdades, etc. Atualmente vivemos grande parte do nosso dia na internet, onde tudo é postado, compartilhado, comentado, curtido, e uma infinidade de coisas. A informação  não perde tempo, isso tudo prova que Marketing Pessoal não é somente face to face (cara a cara), vai além, ultrapassa barreiras tangíveis, e ganha espaços intangíveis. Estamos em telas de computadores, tabletes, celulares, e tantas tecnologias portáteis.

Vamos ver o que podemos utilizar de dicas e estratégias para ter um Marketing Pessoal nas Mídias Digitais.

5 dicas para ter uma boa reputação na internet

  1. Registre: seus eventos, palestras, cursos, conquistas profissionais e pessoais, trabalhos, apresentações.
  2. Compartilhe: informações, atualidades do mercado de trabalho, dicas, sugestões.
  3. Curta: Noticias boas, imagens legais, vídeos inovadores, informações que são realmente pertinentes, (tenha cuidado ao curtir, tragédias, falecimentos, isso pode gerar um marketing pessoal negativo).
  4. Atualize-se: suas informações para contato, sua experiência profissional e educacional.
  5. Criatividade: Seja criativo com comentários construtivos, trabalhos ou imagens postadas.

Temos que ter muito cuidado com o que colocamos em redes sociais ou outros sites, pois é a tua imagem que está em jogo.

Ferramentas de Marketing Pessoal na Internet:

Se formos navegar na internet, encontraremos muitas redes sociais, sites, blogs, onde podemos fazer Net Working, como por exemplo Facebook, Twitter e Instagran, entre outras, porém não poderíamos deixar de citar a principal ferramenta para promoção pessoal o Linkedin.

– LINKEDIN.

Lançando em 2003, hoje possui cerca de 240 milhões de usuários (79% com mais de 35 anos), é uma ferramenta para compartilhar experiências profissionais e criar redes de relacionamento profissional e organizacional. Funciona como currículo online, muitas empresas exploram para encontrar novos parceiros e funcionários.

São informações necessárias para que comecemos a utilizar, ou para os que já utilizam não se esqueçam de atualizar constantemente suas informações profissionais.

O que NÃO colocar nas mídias digitais:

– Não queria ir trabalhar hoje.

– Empresa paga mal ou salário é ruim!

– Que dia horroroso (não importa como está o dia, está sempre ruim).

– Cuide com sentimentos postados em redes sociais como, por exemplo: Sentindo-se, com raiva, de saco cheio, pra baixo, triste, entre outros.

Para finalizarmos fica a dica, a marca mais valiosa que existe é sua, pois está não tem valor mensurável que pague. Valorize-se, hoje e sempre”.

 

Fonte: Administradores.com.br | Por Lucas da Silva Vital Possui, publicitário, com experiência nas áreas, de Marketing, Administração, Design e Comunicação.