O Marketing Digital deve sempre estar presente em suas estratégias, mas nunca devemos nos esquecer da mídia offline e sua eficiência diante as campanhas.

Como seu nome propriamente dito, a mídia offline trata-se de um conjunto de estratégias de marketing realizadas fora do mundo digital, de modo a expor seu produto, serviço ou até mesmo empresa de forma tradicional e proporcionar o conhecimento mais abrangente de sua marca.

Todo o tipo de estratégia funcional é válido, mas atualmente com o uso de tanta tecnologia online, as empresas esquecem da mídia offline e sua real importância. Esse tipo de marketing pode ser utilizado como uma ferramenta de posicionamento e branding, o que torna seu produto ou serviço ainda mais fácil de ser lembrado quando necessário.

O marketing offline pode ser encontrado nos mais diversos veículos de comunicação, conforme os listados abaixo:

  • Televisão, rádio, jornais e revistas;
  • Ações promocionais, como panfletos, cartões de visita, cupons de descontos, etc;
  • Telemarketing;
  • Mídia indoor;
  • Mídia OOH (out of home): encontrados em outdoor, busdoor, painéis, dentre outros espaços fora de sua casa.

Mídia offline X mídia online

Mesmo que utilizadas como complemento uma da outra para o crescimento de seus negócios, existem algumas diferenças entre mídia offline e mídia online, das quais vão muito além de apenas seus meios de comunicação.

Público impactado

A maior diferença entre a mídia offline e a online é o alcance dessas duas estratégias, pois enquanto o marketing offline pode alcançar milhares de pessoas diferentes, o marketing digital consegue filtrar mais seu público alvo. No marketing digital conseguimos controlar melhor o perfil das pessoas que desejamos atrair e segmentar as propagandas de acordo com suas especificações.

Custo-benefício

Com sua alta demanda de alcance, o marketing offline possui um custo mais alto, fazendo com que as empresas de pequeno porte tenham uma limitação maior e optem pelas estratégias de marketing digital.

Já no marketing digital, as empresas conseguem controlar melhor os valores gastos, atendendo uma visualização menor dos usuários, mas com uma melhor segmentação de seus conteúdos, gerando um ROI mais alto.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados dos dois tipos de estratégias são totalmente dispostas, pois, na mídia offline os resultados são medidos de acordo com o número de pessoas que visitam sua loja. Já nas mídias online é possível medir a eficiência das estratégias por meio do tráfego de seu site, número de leads e conversões.

Mas você já sabe como criar suas campanhas de mídia offline?

Saber como prosseguir em suas campanhas de mídia offline é crucial, pois uma estratégia bem definida pode proporcionar as mais diversas vantagens, como:

  • Maior alcance de seu público;
  • Credibilidade e confiança;
  • Relacionamento próximo de sua empresa com os potenciais clientes.

Listamos abaixo alguns dos métodos essenciais a serem seguidos no marketing offline, a fim de garantir excelentes resultados durante toda a sua campanha.

Trace seus objetivos e metas

Em todas as categorias de estratégias de marketing é fundamental traçar objetivos e metas, assim é possível ter um melhor controle e desempenho de toda a sua equipe. Após a definição de objetivos, o processo de verificação de seus investimentos fica bem mais fácil e prático de ser executado.

Estabeleça um canal de comunicação eficiente

Com tantas possibilidades no mercado, definir os meios de comunicação para a exibição da mídia offline é uma tarefa que requer máxima dedicação e estudos de sua persona, pois é a partir dessas informações que sua equipe irá levar em conta todos os meios que seu público consome e definir os meios de comunicação mais vantajosos para suas estratégias.

É recomendado que analise todos os dados, como custo-benefício, acessibilidade e relevância dos meios escolhidos, de modo a atingir o público certo, de maneira eficiente e certeira.

Mensure seus resultados

Com a mensuração de resultados de seus investimentos, é possível verificar o retorno positivo ou até mesmo negativo de certo ponto em suas campanhas. É indispensável a realização da mensuração de resultados, pois sua equipe tem acesso às informações essenciais com o auxílio de métricas e ferramentas seguras e eficientes.

Conclusão

Nas estratégias de marketing, a utilização de todos os meios possíveis para excelentes resultados é indispensável, tais como a mídia offline e online. Ambas executadas de maneiras distintas, mas com o mesmo objetivo, atingir o público e expor seu produto, serviço ou marca. A integração dessas duas estratégias em suas campanhas, pode trazer os melhores benefícios e resultados aos seus negócios. Por isso, tenha um bom planejamento e coloque-o em prática.

 

Fonte:  qualitysmi.com.br