O número de usuários na internet tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Por isso, é interessante deixar seu negócio disponível na rede para milhares de internautas.

De acordo com dados do IBOPE Media, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil chegou a 105,1 milhões no segundo trimestre de 2013, o que representa um crescimento de 3% na comparação com os 102,3 milhões, registrados no trimestre anterior.

Portanto, o mercado de publicidade online no Brasil está em alta, e um estudo feito pela ComScore e IAB apontou que os brasileiros são receptivos à publicidade na internet. Os entrevistados consideraram a publicidade online criativa e rica em conteúdo, sendo assim um ótimo investimento.

Os internautas sentem necessidades de opiniões A consultoria McKinsey, apontou que o uso de mídias digitais para a decisão de compra atinge 56% dos consumidores brasileiros. A maioria desses consumidores quer saber opiniões de amigos ou de outras pessoas, mesmo que desconhecidas antes de comprar determinado produto. São pessoas que encontram nos contatos das redes sociais as melhores fontes para conhecer, discutir e adquirir produtos e serviços.

A oportunidade de conquistar seguidores ou fãs para a marca: Caso a empresa vá interagir diretamente com seu público nas redes sociais, ela pode criar perfis em canais que permitem conversar diretamente com os clientes, além de ter todas as suas publicações seguidas por eles.

Redes sociais mais comuns:  Twitter e Facebook

Twitter nada mais é do que uma espécie de pequeno blog em que os usuários têm até 140 caracteres para escrever sobre qualquer assunto.Nele você acumula seguidores que tem acesso a todas as postagens podendo seguir, curtir ou fazer um retweet (forma de compartilhar alguma mensagem com todos os seus seguidores).

Fanpage no Facebook é uma página de fãs direcionadas para empresas, ou qualquer organização com fins lucrativos ou não que desejem interagir com seus clientes através de postagens diárias. Na fanpage, ao invés de seguidores, acontece um acúmulo de fãs, que podem curtir ou compartilhar informações postadas.

O Pinterest, que é a rede social mais usada por marcas de roupa e editores de estilo, pois permite que o usuário crie e compartilhe quadros virtuais de fotos e vídeos. O Tumblr que é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio entre outros e o LinkedIn que é um site de negócios que possui o formato de uma rede de relacionamento,  podem ser boas opções de acordo com a região demográfica e o público-alvo.

Internet e os benefícios comunicacionais para sua empresa

Fortalecimento de vínculo com o cliente: Por meio da internet, é possível obter uma interação direta com os clientes, o que facilita resolver problemas, esclarecer dúvidas, buscar dicas e opiniões entre outros benefícios. Quando se adere a este tipo de publicidade, as marcas deixam de ser intangíveis, e passam a fazer parte da rotina dos usuários, tornam-se um pouco mais “humanas”, passam a estar a apenas “um clique” de distância de seus clientes, gerando assim confiabilidade por parte dos mesmos.

Expansão de criatividade: Permite a marca que ela se mostre de forma mais criativa. Podendo contar com anúncios mais descontraídos. Posts engraçados, tweets diferenciados, pins específicos, e-mail marketing direcionado a determinado público. Várias são as opções nas quais a informação pode ser veiculada na internet. E a empresa pode usar e abusar da criatividade.

Faz com que sua marca esteja sempre no alcance e na memória do cliente: É muito mais fácil um cliente se lembrar de um site, ou de uma fanpage de determinada empresa do que do seu telefone ou e-mail. Além do fato de que ter um perfil em redes sociais ou um site deixa sua empresa disponível 24 horas por dia, o que facilita a procura e a comunicação cliente-empresa.

Fonte: digai.com.br