Altamente difundidos no mercado no norte americano, os cupons de desconto tem despertado cada vez mais o interesse dos consumidores brasileiros, os quais recorrem frequentemente aos buscadores de internet (principalmente ao Google) para encontrar cupons para todo o tipo de compras que se possa imaginar.
Cupom de desconto no Google Trends
De acordo com os dados extraídos da ferramenta Google Trends, as buscas no Google pelo termo cupom de desconto em 2018 são superiores ao dobro das pesquisas pelo mesmo termo em 2013.
Google Trends – Pesquisas por cupom de desconto 2013 a 2018
Analisando o gráfico acima, o que mais chama atenção são os cinco grandes picos de pesquisas, apresentados no final de cada um dos anos. Cada um destes picos aparece no mês de novembro, no período correspondente à Black Friday. Como referência, o pico de pesquisas pelo termo cupom de desconto em novembro de 2013 foi de 34 pontos, enquanto o pico de pesquisas para o mesmo termo em novembro de 2017 foi de 100 pontos (o maior já registrado no Google Trends para as pesquisas do Brasil até o momento).
Além do crescimento das pesquisas pelos cupons de desconto no período da Black Friday, também é possível perceber a evolução gradual das buscas no ao longo dos anos. Tomando por base o período de menor interesse por cupons de desconto em 2013 e em 2018, identifica-se 17 pontos, entre 19 de maio 2013 e 1 de junho 2013, e 45 pontos, entre 18 de março de 2018 e 24 de março de 2018.
Distribuição de cupons de desconto pelos e-commerces
Fortemente engajados com o interesse dos consumidores, os principais e-commerces do Brasil distribuem cupons de desconto constantemente, focando em estratégias para aumentar o volume de vendas, aumentar o ticket médio, fidelizar clientes ou até mesmo para alavancar as vendas em períodos de baixa, como o final de mês e os feriados prolongados.
Usando como referência a operação do Descontos Top, site que oferece cupons de desconto dos principais e-commerces do Brasil, é possível perceber inúmeras estratégias e oportunidades de vendas com cupons de desconto. Algumas estratégias são aplicadas intensamente em certos segmentos, mas inexploradas em outros.
Os cupons de desconto de combos, por exemplo, são muito aplicados nos e-commerces de moda e calçados, mas inexplorados nos nichos de eletrodomésticos, móveis e cama, mesa e banho.
Volume de pesquisas por cupons de desconto
Atualmente, extraindo dados da ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google AdWords, percebe-se o volume de médio de 60.500 pesquisas mensais para o termo cupom de desconto, e direcionando a análise para a loja virtual mais famosa do país, a Americanas, constata-se a média mensal de 27.100 pesquisas para o termo cupom de desconto americanas.
Considerando que o Google Adwords registra 7.480.000 pesquisas mensais para o termo americanas, as 27.100 buscas mensais por cupom de desconto americanas representam apenas aproximadamente 0,36% do volume total de pesquisas relacionadas à marca.
Levando em conta somente estes números, é possível pensar que os cupons de desconto são insignificantes para as vendas da Americanas, mas analisando outros fatores, percebe-se que o impacto dos mesmos no e-commerce da loja é consideravelmente maior.
Um aspecto importante a ser considerado é o momento da jornada de compra que se encontra um consumidor que faz um pesquisa no Google pelo termo americanas ou pelo termo cupom de desconto americanas. Enquanto o consumidor que pesquisa pelo nome da loja ainda pode estar em um grande nível incerteza sobre a compra, aquele que pesquisa pelos cupons de desconto da loja costuma estar decidido a fazer a compra e prestes a inserir o código do desconto na página de pagamento.
Analisando um e-commerce menor, como o Compra Certa (clube de compras da fábrica das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid) percebe-se a média 246.000 pesquisas mensais para o termo compra certa e a média de 1.600 buscas mensais para o termo cupom de desconto compra certa, o que representa aproximadamente 0,65% do total de pesquisas relacionadas ao clube.
Mesmo que o percentual das pesquisas sobre os cupons de desconto do Compra Certa esteja abaixo de 1% do total de pesquisas pela marca, a proporção de interesse dos consumidores é praticamente o dobro do número alcançado pelas Americanas (0,36%).
Interpretação dos dados
Estes números são um ótimo ponto de partida para os varejistas estimarem o impacto dos cupons de desconto em seus e-commerces, mas é necessária uma análise aprofundada de outros fatores para traçar uma estratégia de valores dos cupons e assegurar que os descontos concedidos através dos mesmos realmente serão convertidos em benefícios para as lojas, sejam eles voltados para o aumento de vendas, aumento do ticket médio ou para a fidelização de clientes.
Fonte: marketingcomcafe.com.br