A comunicação integrada de marketing – uma estratégia que unifica toda a comunicação de uma empresa, buscando oferecer uma melhor experiência para o cliente, garantindo que a mensagem seja sempre a mesma, independente do formato ou do canal de comunicação.
Independente do segmento de uma empresa, a comunicação é extremamente importante, tanto a comunicação interna, quanto a comunicação externa.
A comunicação integrada trata-se de um processo feito para assegurar que o contato entre a marca e a persona para a divulgação de serviços ou da empresa em si sejam consistentes e relevantes a seu público ao longo do tempo.
Basicamente, a comunicação integrada de marketing irá se encarregar de garantir que a forma de comunicação e suas mensagens estejam alinhadas ao objetivo da empresa, assim, com o tempo, consolidando a marca e sua identidade no mercado.
Para entender melhor, iremos separar em tópicos.
1. O que é comunicação integrada?
É a análise e o planejamento das melhores táticas para se integrar os canais de comunicação de uma empresa, oferecendo a seu público uma experiência agradável, mantendo um padrão entre os canais de comunicação.
Nos dias atuais, com a existência de tantos canais comunicativos, utilizados por milhares de pessoas, é indicado que sua empresa se encontre em mais de um desse canais, para alcançar novas pessoas, aumentar seu público.
No passado, as empresas se limitavam a propagandas no rádio, televisão, panfletos ou até mesmo cartas para atrair e fidelizar seus clientes. Apesar de algumas ainda utilizarem esses meios, hoje em dia, elas também podem ser encontradas nos meios digitais.
Porém, não basta apenas migrar de um canal para o outro. É necessário, um planejamento para integrar os canais de contato. O cliente precisa ser atendido da mesma forma, independentemente do local por onde contatou a empresa.
A marca precisa ter uma identidade, e mantê-la presente em seus meios de comunicação com o cliente.
Isso significa que toda a comunicação da empresa, independentemente do canal, terá como foco e referência o cliente, a persona para quem a mensagem será transmitida. Sendo assim, todo o plano de comunicação deve estar funcionando em harmonia.
2. Comunicação integrada de marketing
Agora, a comunicação integrada de marketing (CIM) é a realização de uma ação para garantir que seja utilizado o mesmo tom de voz em todas as peças de comunicação com o público.
Essas peças podem ser tanto online, quanto off-line. Podem ser revistas, sites, outdoors, comerciais, propagandas no youtube, entre outros.
Simplificando, é a padronização da linguagem, alinhando os diferentes canais de interação.
3. O processo de comunicação
O processo de comunicação com o cliente é formado pelos elementos:
- Emissor
- Receptor
- Mensagem
- Meio
- Codificação
- Decodificação
- Resposta / Feedback
- Ruído
E quem são esses elementos?
- Emissor – EMPRESA
- Receptor – CLIENTE
- Mensagem – COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
- Meio – CANAL
(ex: e-mail) - Codificação – CONTEÚDO
- Decodificação – ENTENDIMENTO DO PÚBLICO SOBRE O CONTEÚDO
- Resposta / Feedback – AÇÃO DO CLIENTE DIANTE DA MENSAGEM
(Pode ser através de compartilhamentos, comentários, e etc) - Ruído – ERRO NA MENSAGEM
(Pode ser um erro gramatical, algo que leve o cliente a não entender a mensagem de maneira correta)
Esses elementos estão envolvidos em todo processo de comunicação, sendo assim, é importante conhecer e entendê-los para ter uma comunicação bem desenvolvida e compreendida pelo receptor, garantindo maiores chances de sucesso.
Fonte: www.revistaebs.com.br