O copy ou redação criativa é um termo muito frequente no Marketing e na Publicidade e se refere aos textos de anúncios, slogans, landing pages e conteúdos de uma marca em geral. Também pode-se referir aos títulos de notícias ou a qualquer maneira de contar algo de forma interessante e atrativa com a finalidade de vender.

O copy sempre está vinculado diretamente com o Design e com o auge do marketing de conteúdos, passou por uma evolução e pode incorporar outras formas de comunicação como o storytelling, as infografias e os vídeos.

O que é um copywriter?

É o encarregado de planejar e desenvolver a copy. Possui a responsabilidade de estruturar toda a mensagem semântica dos conteúdos de uma campanha.

Um copywriter é um perfil interdisciplinar que conjuga profundos conhecimentos de Marketing, Comunicação, Redação, Persuasão e Psicologia da Linguagem. Adicionalmente, deve ter um perfil criativo e capaz de conectar de forma pessoal com o público alvo.

Como se relaciona o copywriting com o marketing de conteúdos?

Ainda que os copys geralmente venham a criar vínculos com a intenção imediata de vendas, este profissional também conta com muitas ferramentas para a criação de Conteúdos Inbound perfeitos. Este formato está desenhado para atrair novos prospectos sem que necessariamente tenha que oferecer um produto ou serviço de maneira evidente.

Existem copywriters que se especializam em conteúdos publicitários direto e outros que se desenvolvem melhor com conteúdos focados em atrair leads ao funil de vendas. Muitos dominam ambas as partes da redação comercial

Qual a diferença entre um copywriter e um redator?

Os redatores ou desenvolvedores de conteúdo são os encarregados de desenvolver os textos da estratégia de conteúdo, geralmente em blogs corporativos, e-books, notícias empresariais, etc. Os copywriters se encarregam dos conceitos e ideias criativas que estão por trás das estratégias publicitárias.

Muitas vezes a divisão entre um e outro é ambígua e muitos profissionais independentes podem tanto realizar copy como redação de conteúdos. Você pode buscar um perfil especialista em cada tema ou somente um que cubra ambos os requerimentos, dependendo das necessidades de sua estratégia e orçamento.

Como criar uma boa copy?

  • Conceitualiza o objetivo principal da mensagem
  • Identifica quem é a sua Buyer persona e fala em seu idioma, respeitando a personalidade e o tom da marca.
  • Expressa a ideia principal da maneira mais direta e clara possível.
  • Não repete conceitos desnecessários e nem utiliza terminologias difíceis de serem compreendidas.
  • Busca ser original e provocar um insight, não somente transmitir a informação.
  • Inclui um CTA sempre que seja necessário.
  • Recorre a uma linguagem evocativa que é capaz de disparar emoções no leitor.

 

 

Fonte: i.workana.com