Se você não está familiarizado com o termo, a gestão de marketing pode ser definida como todas as atividades que você faz para garantir que o seu produto ou serviço seja vendido como deve.
Para Philip Kotler, “Gestão de marketing é análise, planejamento, implementação e controle de programas destinados a trazer os resultados desejados aos mercados com o propósito de atingir os objetivos organizacionais”.
Gestão de marketing é análise, planejamento, implementação e controle de programas destinados a trazer os resultados desejados aos mercados com o propósito de atingir os objetivos organizacionais.
É claro que, com o tempo, o conceito mudou um pouco, e segue mudando. No cenário atual, o marketing ganhou novos propósitos. Para citar alguns: criar valor, construir uma marca, compreender o mercado, nutrir relações com os clientes, etc. Esses itens são, por si só, razão para começar a gerenciar os seus processo de marketing imediatamente.
Mas se você ainda precisa de motivos para gerenciar seus processos e fluxos de trabalho (de preferência com a ajuda de uma plataforma de automação de marketing), vamos listar algumas:
Visibilidade
Ligeiramente óbvio, certo? Para gerenciar os processos você precisa colocá-los no papel (por assim dizer). Automação requer um entendimento e mapeamento dos fluxos, e ao fazer isso, você ganha uma imagem mais apurada do que realmente está acontecendo. Com isso, é possível estabelecer e seguir métricas e KPIs.
Mantenha ou eleve a qualidade
Ao controlar o fluxo de trabalho, estabelecer prioridades e delegar tarefas, você terá tempo para monitorar seus resultados. Isso sem mencionar que, quando você automatiza processos, diminuem as chances de erros humanos. E, porque você os padroniza, você consegue garantir que padrões sejam seguidos e cumpridos.
Diminuir projetos e aumentar produtividade
Fluxos de trabalho otimizado dão valiosos insights sobre os passos a serem seguidos em um processo. Isso diminui a duração dos projetos. Para completar, o gerenciamento garante que você veja o que está acontecendo e determine se algum tipo de gargalo está atrapalhando o fluxo. Tudo isso sem ter que interromper as tarefas do seu time. Assim, os funcionários se tornam mais eficientes e eficazes em suas atividades.
Melhor comunicação interna
Você sabia que uma das cinco razões para que um funcionário deixe uma empresa é a falta de comunicação com a gerência? Esse é outro problema que pode ser resolvido com um fluxo automatizado: ninguém tem que lembrar de dizer à próxima pessoa no fluxo que agora é a sua vez.
Fonte: pipz.com/br