O marketing empreendedor surgiu como reação às dificuldades de aplicação das noções tradicionais de marketing à realidade dos pequenos negócios.
As bases do marketing tradicional foram desenvolvidas levando-se em consideração o contexto e a realidade das grandes empresas, enquanto os pequenos negócios apresentam particularidades que dificultam sua aplicação direta. Afinal, micro, pequenas e médias empresas não são grandes empresas em miniatura.
Marketing empreendedor
O marketing empreendedor é bastante abrangente, à medida que associa conceitos de marketing e de empreendedorismo, duas áreas básicas para a administração de qualquer empresa.
O marketing empreendedor está ligado e assume as características do perfil empreendedor do gestor, que, com sua criatividade, intuição e rede de relações, promove o sucesso do negócio. Nessa abordagem, acredita-se que o comportamento, o conhecimento e a experiência profissional do gestor têm influência sobre as ações de marketing da organização.
O processo inicial do marketing empreendedor é a comunicação boca-a-boca e, em seguida, a obtenção de informações com o auxílio da rede de relação dos empreendedores. O ciclo do processo de marketing empreendedor se completa com a volta ao primeiro item, ou seja, às inovações incrementais e ajustes.
O marketing empreendedor, considerado como o marketing praticado por empreendedores no contexto das micro e pequenas empresas, ocorre de forma contrária ao que recomenda o modelo clássico de marketing difundido por Kotler, no qual o processo deve começar pela identificação das necessidades de mercado, incluindo a seleção de mercados-alvo.
No marketing empreendedor, primeiro se trabalha com a inovação.
Dicas de plano de marketing e vendas para empreendedores
Boa parte dos empreendedores não investe o tempo devido em planejamento e não tem experiência em vendas. Esta ferramenta tem o objetivo de facilitar a elaboração de um planejamento de marketing e vendas, considerando as limitações de recursos, tempo e conhecimento de cada um.
A sigla Aidala se refere às etapas que o empreendedor deve seguir para conquistar clientes fiéis: atenção, interesse, desejo, ação, lealdade e apóstolo. A cada etapa, cabe ao empreendedor tomar decisões a respeito de outro conceito consagrado do marketing: os 4 Ps (produto, praça, preço e promoções).
Inicialmente, o empreendedor deve refletir sobre o posicionamento do seu negócio, perguntando-se qual o perfil de cliente desejado pela empresa e como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo. Depois, será necessário decidir sobre ações relativas aos 4 Ps, dentro de cada etapa. Ao final do processo, ele terá uma visão mais clara sobre a estratégia de marketing e vendas que deve adotar.