A Publicidade é uma atividade profissional que exige muita criatividade e alia conhecimentos de comunicação e marketing. O objetivo do trabalho de um publicitário é fortalecer a imagem de uma marca e comunicar produtos, ideias e projetos.

Seu trabalho pode envolver desde a escolha do logotipo de uma empresa até um comercial veiculado no horário nobre da televisão, passando pela criação de jingles, outdoors e estratégias de venda.

Saiba mais sobre o trabalho de um publicitário e as áreas em que este profissional pode atuar!

O que faz um Publicitário?

O publicitário é o profissional que realiza campanhas publicitárias, elabora estratégias de venda, trabalha para criar e manter uma boa imagem de uma marca, define logotipos, embalagens de produtos, outdoors, etc.

Ele pode atuar como autônomo, prestando consultorias ou fazer parte de uma equipe em uma agência de publicidade. Além disto, o publicitário também encontra oportunidades de emprego dentro de empresas privadas, em setores como o de vendas, comunicação e marketing. Também pode assessorar atletas, artistas e políticos.

O setor público também emprega este profissional e uma das atividades desta área em que mais percebemos sua presença é a criação de campanhas governamentais.

Vamos conhecer mais sobre o trabalho de um publicitário em suas diferentes áreas de atuação.

Campanhas Publicitárias

Esta talvez seja a atividade mais relacionada ao profissional da área de Publicidade. Em geral, o profissional que realiza campanhas publicitárias está vinculado a alguma agência de publicidade.

A elaboração de campanhas publicitárias não é um trabalho individual, para que uma ideia de promoção de algum produto ou marca chegue até o consumidor final em forma de propaganda, é necessário o trabalho de uma equipe de criação.

A realização de uma campanha publicitária passa por várias etapas. O publicitário pode atuar em cada uma delas, ou então gerenciar o processo como um todo.

Conheça algumas das equipes necessárias para realizar uma campanha publicitária:

  • Atendimento – O atendimento é o primeiro contato entre o cliente e a agência. Essa atividade exige conversar com o cliente para conhecer o tipo de produto que ele quer vender, quais os objetivos da empresa com a campanha, etc. Além de conhecer bem o produto, o publicitário precisa saber mais sobre a marca que estará representando, quem ela pretende atingir e quais os valores da empresa, por exemplo.
  • Planejamento – Com os objetivos da campanha já estabelecidos, a área de planejamento estabelece as estratégias da campanha: define o que será comunicado, de que forma, qual será a abordagem, a linguagem e os argumentos que serão utilizados.
  • Mídia – É a área de mídia que negocia em qual meio de comunicação a campanha será veiculada, o tempo de duração e número de inserções. No caso de mídias impressas e digitais, definem-se características como o tamanho e formato do anúncio, qual a página (de revista ou jornal) que será impresso, etc. No caso de propagandas na TV ou no rádio, é importante definir o horário, canal e também durante qual programação o comercial será veiculado.
  • Criação – O departamento de criação é responsável por definir todo o visual da campanha e confeccionar as peças publicitárias. Esta equipe define as imagens, a ordem em que elas aparecem, a inserção de conteúdo, entre outros. Também elabora uma espécie de roteiro detalhado para a execução da campanha com o objetivo de orientar o trabalho de desenhistas, ilustradores, fotógrafos, diretores, etc. O processo de criação envolve também a produção de jingles, a redação do conteúdo a ser exposto e a criação das falas no caso de campanhas para rádio ou televisão.

O trabalho do publicitário não termina com a propaganda ou anúncio veiculado na mídia. Após o lançamento da campanha, ele avalia o impacto exercido sobre o consumidor. O publicitário elabora relatórios desta avaliação para que a empresa possa acompanhar os resultados da campanha e até propor alguns ajustes como mudança nos horários de veiculação ou até de tipo de mídia.

Vendas e Marketing

Algumas empresas contratam publicitários para os departamentos comercial e de marketing. Neste caso, o publicitário desempenhará funções relacionadas à estratégia de venda dos produtos.

O publicitário também pode atuar no planejamento e desenvolvimento de produtos. Ele cria conteúdo para rótulos e embalagens e participa da escolha de formatos e cores do produto. Está envolvido nos processos de tomada de decisão que estejam relacionados com o visual e a comunicação do produto ou serviço.

Também pode participar do planejamento e execução de eventos, feiras e convenções para divulgar e promover a marca.

Setor Público

Além de vender produtos ou marcas através da comunicação, o publicitário também cria ferramentas de comunicação para “vender uma ideia”, ou seja, formar opiniões.

Com este intuito, o setor público tem contratado publicitários para estabelecer a ponte entre governo e cidadãos.

Uma das atividades mais comuns deste profissional no setor público está na elaboração de campanhas governamentais. A exemplo da confecção de propagandas, o publicitário participa de todas as etapas da elaboração dessas campanhas, desempenhando atividades como a criação do slogan, textos e definição visual.

O setor público também contrata publicitários para atuarem como assessores de imprensa e relações públicas. Instituições como: câmera de vereadores, secretarias estaduais e ministérios abrem concursos públicos para profissionais da área de Publicidade.

Campanhas eleitorais

O publicitário é uma peça fundamental nas campanhas eleitorais. É ele quem ajuda a definir a “marca” de um determinado candidato, fazendo com que suas mensagens estejam alinhadas com as propostas de governo. Esse trabalho pode envolver desde a definição do visual do candidato (cabelo, cor da roupa, postura), até as palavras que ele usa em seus pronunciamentos.

Em campanhas eleitorais, o publicitário pode gerenciar ou definir as diretrizes para a equipe de comunicação que trabalhará com o candidato durante os meses que antecedem as eleições. Normalmente, é criado um time com profissionais de redação, TV, mídias sociais e produção, entre outros.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br